PRIMAVERA PRETA - 21 DE SETEMBRO

Domingo dia 21 de setembro iremos celebrar a 3a. edição da Primavera Preta em homenagem seu criador e eterno amigo Paquera (Samba da Vela). Será ao lado do Museu Afro Brasil, a partir das 11hs até ás 17hs. Confirmaram as presenças as redes de cultura, Samba da Vela , Samba delas, Kultafro, Feira Preta, Movimento Swag, Galeria Imã e mutos outros amigos. O Pic-Nic Afro é a mensagem deixada pelo Paquera para esse ano : " Faça do seu voto uma ferramenta de consciência, poder de transformação. Prepare a sua cesta de comidinhas gostosas, reúna a família, convide os amigos e vamos celebrar a entrada da primavera e homenagear um dos principais colaboradores da Feira Preta e refletir e conversar sobre o seu poder na hora do voto.
https://www.facebook.com/feiraculturalpreta?fref=ts
Conheça um pouco da história do Samba da Vela

O SAMBA DA VELA Fundado em 17 de julho de 2000 – Comunidade Samba da Vela – é um evento em circulo de samba (roda de samba) – em torno de uma vela, que é o cronometro do evento. Todas as pessoas permanecem em silêncio para ouvir lindas poesias em forma de música. “O show começa quando a vela é acesa e acaba quando a vela se apaga…”
A principal característica da Comunidade Samba da Vela é reunir dezenas de crianças, jovens, adultos e idosos de todas as regiões da cidade, dos estados e países para o culto ao samba, fato inédito no Brasil por conta do silêncio concebido naturalmente pelos próprios frequentadores da roda. Refletindo, transformando e renovando suas ações, o Samba da Vela democratiza o acesso a cultura e através da música revela novos compositores e promove mudanças individuais e coletivas.
O Samba ao longo de sua trajetória sempre foi um instrumento para a formação de idéias, sendo elas de cunho político, religioso, educacional, artístico, de lazer, de valorização à cidadania e auto-estima. O SAMBA é uma das verdades culturais mais autênticas do nosso país porque sai do POVO e volta para ele, sem que este tenha que pagar por isso. É manifesto popular, portanto, É DE GRAÇA!!!

http://comunidadesambadavela.com


Em 24 de julho morre Jose Alfredo Gonçalves de Miranda, o “Paquera”, um dos fundadores e presidente do “Samba Da Vela”, tradicional roda de samba paulistana, fundada em 2000 e que todas as 2ª feiras, no bairro de Santo Amaro, recebe ritmos e poesias de autores da comunidade. “Paquera” lutava contra o câncer.

Nenhum comentário: