PATATIVA DO ASSARÉ - 25 DE JULHO


Sábado, 25/07 às 19 horas - sessão especial 100 anos de Patativa

filme: Patativa do Assaré - Ave Poesia

Direção: Rosemberg Cariry
Gênero: Documentário
País/Ano: Brasil/ 2009
Duração: 84 minutos

Sinopse: O filme aborda a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, destacando a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e a sua imensa contribuição à cultura brasileira. Dono de um ritmo poético de musicalidade única, mestre maior da arte da versificação e com um vocabulário que vai do dialeto da língua nordestina aos clássicos da língua portuguesa, Patativa do Assaré é a síntese do saber popular versus saber erudito. Patativa do Assaré consegue, com arte e beleza, unir a denúncia social com o lirismo.

+ Curta-metragem: Chama Verequete

Direção: Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira
Gênero: Documentário
País/Ano: Brasil/ 2002
Duração: 18 minutos

Sinopse: Documentário poético sobre Mestre Verequete, personagem fundamental da história do ritmo raiz do Pará, o Carimbó, que legitimou e divulgou pelos quatro cantos do Brasil

Essa sessão é parte do Projeto Circuito Cineclubista "Democratizando o Audiovisual" promovido pelo CNC (Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros). A sessão com os filmes “Patativa do Assaré: Ave Poesia” e "Chama Verequete" estaram sendo exibidas nacionalmente entre os meses julho, agosto e setembro com os direitos de exibição disponibilizados gratuitamentes pelos respectivos diretores.

confira mais informações sobre os filmes no site do cineclube: http://www.cineclubeconsciencia.blogspot.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

Nessa sessão especial, o Cineclube Consciência convidou um jundiaiense PERITO em Patativa.
Compareçam!

Valeu Overdose de Cultura!!

mais uma vez!