MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA





Fotos: João Ballas

A cultura nos preenche a alma! Visitar o Museu da Língua Portuguesa foi algo inesquecível. Isso foi em 2006 e quem estava lá era Guimarães Rosa. A criatividade, a forma com que foi exposto o trabalho dele impressiona muito! Nas fotos você pode conferir um pouco disso mas só quem foi lá pessoalmente pode conferir esse trabalho maravilhoso! Não deixe de ver todos os cantinhos do Museu... rsrs até no banheiro você consegue encontrar arte!

Dica: O Museu fica na Estação da Luz e você pode aproveitar também pra conhecer o Parque da Luz e a Pinacoteca que ficam em frente. Aos sábados a entrada do Museu é gratuíta.

"Grande Sertão Veredas - Fonte: http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/
Com curadoria de Bia Lessa, foi um grande sucesso de público e crítica e seguiu para exibição no Paço Imperial, no Rio de Janeiro. “Grande Sertão: Veredas” foi uma mostra feita de palavras, que levou o visitante a entrar em contato com as veredas de Rosa. São sete caminhos criados por Bia Lessa. Cada um deles corresponde a um personagem, como Riobaldo, Diadorim e outros pontos-chave da obra. O ambiente recria o sertão: o chão de cimento e as janelas abertas para a luz natural. Todos os módulos da exposição foram montados com um grande canteiro de obras. Tijolos, latões de óleo, tábuas e restos de telha serviram de suporte para trechos do livro. A sala é tomada por varais com ‘bandeiras’ retangulares feitas de tecido. Elas reproduzem as páginas da terceira edição datilografada do romance ainda batizado de “Veredas Mortas”, toda revisada a mão por Guimarães Rosa. "

Atualmente você pode conferir a exposição de Machado de Assis. Ainda não tivemos a oportunidade de conferir mas assim que formos, posto algumas fotos de lá.

Texto: Valéria Ballas

Nenhum comentário: