INDEPENDÊNCIA CULTURAL EM JUNDIAÍ






Fotos: João Ballas

Cultura ou morte! Cultura ou morte!!!!!
Esses eram os brados do povo jundiaiense que se juntou em prol da cultura de Jundiaí. No dia 07 de setembro, uma data bem significativa, um grupo de artistas resolveu se unir e fazer uma manifestação para a criação de uma lei de incentivo à cultura em Jundiaí. Mais de 500 pessoas se juntaram à essa manifestação e assinaram o abaixo-assinado para a criação da lei.
A lei consiste em destinar um ou dois por centro (valor que deverá definido pelo novo prefeito) da arrecadação com o ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) e com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para um fundo de cultura. Os projetos culturais serão enviados para uma comissão técnica que fará uma avaliação. Caso aprovado, o artista recebe o dinheiro para o projeto e presta contas sobre ele para esta comissão.
A dificuldade dos artistas da cidade em conseguir patrocínio para seus projetos é enorme. Ainda bem que alguns empresários de Jundiaí já conseguiram abrir suas mentes e investir em marketing cultural, mas infelizmente ainda são raros os que conseguem ter essa visão!
Mas cabe a prefeitura dar o exemplo criando leis de incentivo à cultura e destinando uma verba digna à esses fins.
Educação e cultura caminham juntos e a população tem que exigir isso! Tá na hora do povo levantar o "bumbum" da poltrona e ir pra rua e lutar pelos seus direitos! Desliga a TV, pelo amor de Deus, não assista Domingão do Faustão!!! TV emburrece! Tirando a TV Cultura e o Canal Futura nada se salva!
Fui ao evento e fiquei das 14hs até às 22hs. Foi simplesmente fantástico poder ver tanta gente de talento, cantores, bandas, exposições, dança e todos daqui, da nossa terrinha! E o mais maravilhoso foi sentir a energia das pessoas lutando por uma causa, ter noção que a união faz a força (não só o açucar rsrs) e que quando as pessoas descobrirem a força que tem quando se unem em prol de algo, aí nossos governantes vão sentir medo e começar a andar na linha.
Aí vai uma dica de um filme que aborda isso: "V de Vingança", é maravilhoso!!!
Tá na hora de tirar o "Latindo" do palco (como diz nosso amigo Fofão) e colocar nossos artistas que são mil vezes superiores em talento e qualidade!
Todos os prefeituráveis foram convidados para o evento, mas o único que apareceu por lá e fez questão de assinar o abaixo-assinado foi o BA, Vanderlei Victorino.
Deixem de apoiar seus candidatos como torcem pelo seu time de futebol! Isso não é brincadeira! Tantos morreram e foram torturados para que nós tivéssemos o direito do voto! Não o jogue fora, pesquise, ouça os debates, se intere do assunto porque senão, ficará com a abelha zumbindo no seu ouvido por 4 anos... e 4 anos É MUITO TEMPO!
Texto: Valéria Ballas

Nenhum comentário: