PARQUE DA ÁGUA BRANCA - PROGRAMAÇÃO PRA TODA FAMÍLIA

Foto: divulgação
 
 

Como paulistana que sou, acabo sendo muito urbana! Mas minha dica hoje vai ser de um lugar super rural, em plena cidade de Sampa!
O Parque da Água Branca
Um pouquinho de história...
O Parque Dr. Fernando da costa – ou Parque da Água Branca, como é conhecido -, foi criado em 2 de junho de 1929 pelo então secretário de Agricultura, Fernando Costa. Mas seu processo de formação começou bem antes: em meados de 1904, o então prefeito de São Paulo, Antônio da Silva Prado, idealizou a Escola Prática de Pomologia e Horticultura para que as pessoas pudessem se dedicar à atividade agrícola de forma profissional.  A escola funcionou até 1911.
Em 1996, o Parque foi tombado como bem cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). Em 2004 foi tombado também pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – CONPRESP.

Foto: Divulgação
 
A área atual é de quase 137 mil metros quadrados, pouco mais de 79 mil de área verde, 27 mil edificada e 30 mil de área pavimentada (ruas, alamedas e pátios). Os prédios em estilo normando, projetados por Mário Whately, e os vitrais do portal de entrada, em estilo 
art déco, desenhados por 
Antonio Gomide e datados de 1935, são atrativos à parteNão se trata de uma reserva de mata nativa, mas um parque totalmente implantado, desde a construção até a vegetação. O número aproximado de espécies arbóreas adultas é de três mil.
Há ainda diversas espécies utilizadas para fins paisagísticos e de alimentação para animais. Hoje, o Parque recebe um público composto não apenas por moradores do entorno, como também de diversas regiões, que ali praticam atividades físicas, participam de cursos e se deliciam com a paisagem e o caráter rural que inspira a área.

 




O que fazer no parque?
Aquário
Nele estão expostas as espécies mais significativas das bacias hidrográficas do Estado e de outras regiões. O projeto dá subsídio para que o visitante conheça a biologia e a importância comercial das espécies de valor econômico para aquicultura e pesca.
Funcionamento:  De terça a domingo, das 9 às 17 horas.
Preço: R$ 2. Estão isentos crianças de até cinco anos de idade, adultos com mais de 65 anos
 

Foto Divulgação
 
Arena
Localizada no “coração” do Parque, além dos cursos de equitação, o local também é utilizado para a prática de corridas e caminhadas.
 

Foto Divulgação
 
 
 
 
Casa do Caboclo
Inaugurada em 1999, é uma réplica das casas existentes no interior ou zonas rurais. Na Casa de Caboclo pode-se provar a cavaca (broa de milho assada na chapa do fogão à lenha), acompanhada de café, bolo de fubá, ao som da boa moda de viola.
Funcionamento:
 de terça a domingo, das 9 às 17 horas; música, aos sábados, domingos e feriados.

Foto Divulgação
 
 
Espaço Leitura
O Espaço de Leitura PraLer é uma ação da Poiesis – Organização Social de Cultura, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – FUSSESP. No local é disponibilizado livros para consulta local, como: literatura brasileira, literatura estrangeira, literatura infanto-juvenil, poesia, artes, revistas e outras publicações. Aos sábados, acontecem Oficinas culturais, apresentações musicais, teatrais e circenses. Aos domingos, contação de histórias e saraus.
Funcionamento: de terça a domingo, das 09 às 17 horas
Telefone: (11) 2588-5918
Foto Divulgação
 
FEIRA DE TROCAS DE LIVROS
Você tem um livro que gostou, mas que já está na hora de outra pessoa ler? Ou quer
começar a ler um novo? Venha renovar seus livros. Só não participam didáticos,
religiosos e enciclopédias. Além de trocar livros, você também pode deixar uma carta
para o próximo leitor da sua obra doada.
Quando: todos os domingos
Horário: das 14h às 17h
 
 
 
 
Feira de Produtos Orgânicos
A Feira de Produtos Orgânicos é um espaço destinado à venda de produtos sem defensivos ou adubação química, certificados pela Associação de Agricultura Orgânica (AAO). Também oferece café da manhã orgânico.
Galpão da Feira orgânica esta localizado próximo ao espaço da melhor idade.
Funcionamento: terças, sábados e domingos, das 7 às 12 horas |
Fone: 11 3875-2625
Foto Divulgação
 

Museu Geológico
Mantido pelo Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente, o Mugeo possui exposições permanentes que apresentam minerais, rochas, fósseis, objetos e documentos antigos, resultados dos trabalhos da Comissão Geográfica e Geológica do Estado estão à disposição para visitação gratuita. Para visitas monitoradas é necessário agendamento prévio.
Funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 17 horas |
Fone: 11 3673-6797/3872-6358
 
Pergolados
Construídos a partir de estruturas únicas, apoiadas em colunas feitas de elementos paralelos, que dão ainda mais charme e beleza à vegetação existente no local. As pessoas utilizam para complementação para atividades.

Foto Divulgação
 
 
 
 
Praça do Idoso e Espaço Melhor Idade
Inaugurados em outubro de 2008 pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), são locais reservados para a organização de atividades com grupos terceira idade.
A Praça do Idoso está equipada com 21 aparelhos de exercícios para motivar a prática de atividades físicas, especialmente para pessoas com problemas de mobilidade, que podem fortalecer a musculatura e o equilíbrio e fica disponível aos usuários das 5h30 às 22h.
No Espaço Melhor Idade, além dos bailes, acontecem aulas Tai Chi Chuan, artesanato, entre outras atividades.
Tattersal
Prédio em formato octagonal onde acontecem apresentações multiculturais, com capacidade para receber 179 pessoas sentadas.
Trilha do Pau Brasil
Espaço em que espécies da Mata Atlântica podem ser observadas pelos visitantes.
Foto Divulgação
fonte: http://parqueaguabranca.sp.gov.br/
Um lugar delicioso para passear com a família, ter contato com a natureza e com uma vasta programação. Acesse o site http://parqueaguabranca.sp.gov.br/ e confira os eventos.
 
 
 








Nenhum comentário: