CINECLUBE CINERGIA - 16 DE ABRIL


Cinergia três: exibição de "SUPER SIZE ME - A Dieta do Palhaço", "Ilha das Flores" e "O Mundo de Sofia"  
O terceiro filme do Cineclube Cinergia é "SUPER SIZE ME - A Dieta do Palhaço", do diretor Morgan Spurlock. Ele revela a cultura do fast food e seu reflexo no imaginário pop americano. Se em "SURPLUS" a discussão central era a radicalidade versus a viabilidade de um projeto anarcoprimitivista, que defendia a volta do homem à idade da pedra, "The Corporation" traz a tona o organismo das corporações, seus dentros e foras, seus impactos e seu futuro, concluindo a alta influência delas em nossas vidas, ultrapassando nossa própria consciência. Ambos os filmes são visivelmente influenciados pela estética de Michael Moore e, portanto, possuem uma pesquisa e montagem exemplares, sem contar a força com que penetram no nosso pensamento por vezes tão engessado, vítimas da automização principalmente da mídia.

Agora, SUPER SIZE ME eleva a um limite o documentário e sua forma: o diretor se põe como experiêcia alimentar e psicológica, registrando os fatos com tom de reportagem, utilizando-se de jogos com crianças e outras inversões, tudo para obter mais e mais significados. A experiência era fazer três refeições diárias nos restaurantes da rede Mc Donalds, durante trinta dias. Depois da experiência, um dos médicos apontou que a dieta rica em fast food provou-se tão danosa quanto beber em excesso. O fígado de Spurlock transformou-se em patê. Foram necessárias oito semanas de desintoxicação para voltá-lo a condições aceitáveis, e nove meses para retomar o peso corporal anterior. Outro ponto interessante refere-se à péssima qualidade dos lanches servidos nas escolas públicas – nada balanceados, gordurosos e incentivadores da obesidade. Mais uma vez, dentro do Ciclo de Cinema de Consumo, um vídeo questionador.
Dois clássicos serão exibidos também: o curtametragem "Ilha das Flores" de Jorge Furtado e "O Mundo de Sofia", Super8 do Coletivo Cine8 de Porto Alegre. Os debatedores serão a maestrina do coral Pio X Karen Richter Comandulli e a fotógrafa Tatiane Silvestroni. A ideia deste debate é trocar experiências sobre alimentação, dietas e alternativas. Portanto, estendemos o convite à todos que quiserem participar e propor alguma discussão específica. Lembrando que o debate acontece sempre após a sessão.

Outra novidade é o lançamento do fanzine ZINEZINHO, com conteúdo ainda secreto. A LESOVÌDEO FIlmes e o Museu da Energia agradecem a todos os colaboradores e amigos, a todos que estão nos acompanhando nas sessões e nas ideias, e também nos colocamos a disposição para discutir ou integrar qualquer outro projeto cultural.

Então: O QUÊ? Cineclube Cinergia exibe: "SUPER SIZE ME - A Dieta do Palhaço" - Direção: Morgan Spurlock. (EUA, 2004. Documentário. 98 min.Com Morgan Spurlock e Daryl Isaacs.) Sinospe: O diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald's, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam.

"ILHA DAS FLORES" - Direção: Jorge Furtado (Beasil, 1989, Documentário - 12' - Casa de Cinema de Porot Alegre) Sinopse: Um tomate é plantado, colhido, vendido e termina no lixo da Ilha das Flores, entre porcos, mulheres e crianças.

"O MUNDO DE SOFIA" - Direção: André Arieta (Brasil, 2001,experimental - 8' - Colectivo Cine8 - Porto Alegre) Sinopse: O imaginário de uma top-menina ratejante e lenta.  

QUANDO? - Dia 16 de Abril - Sábadão - 15h
ONDE? Museu daEnergia de Jundiaí Rua Barão de Jundiaí, 202 - Centro - Jundiaí/SP

QUANTO? Grátis!


Grande abraço, Esperamos todos!

Equipe LesoVÍDEO Mais informações nos blogs: www.lesovideofilmes.blogspot.com e www.energiaesaneamento.org.br
com Rodrigo Tangerino (11) 7175.8161 ou Marco Nunes (11) 7249.9440

Nenhum comentário: