GIROCINE ITINERANTE - MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

GIROCINE
Cine Clube 28 de Setembro em Movimento no Mês da Consciência Negra

Com sete sessões na bagagem, 35 filmes exibidos - e destes, quatro estreias de realizadores locais -, entre curtas de gêneros e espaços diversos, o Cine Clube 28 de Setembro encerra sua primeira fase, tendo sido um espaço de exibição, debate e troca de informações sobre estética, conteúdo, negritude e identidade. As sessões na sede do Clube 28 de Setembro não se encerrarão por completo, e serão realizadas, a partir do ano que vem, com panoramas de produtoras e coletivos, em sessões especiais.
Nesta segunda fase, o Cine Clube 28 de Setembro se pretende itinerante e não poderia haver momento mais propício para tal ação, já que estamos no mês da Consciência Negra. Seis espaços receberão uma programação de curtas metragens ligados a questão do negro,alguns deles já exibidos nas sessões regulares do Cine Clube, além de outros títulos inéditos na cidade. A programação vai além dos limites de Jundiaí, com programas também em Campo Limpo e Várzea Paulista.
O objetivo da ação é levar a estes espaços um outro tipo de produção e olhares críticos acerca da questão do negro e do próprio cinema vigente,traçado por um apelo às grandes produções, artistas globais e inquietação quase inexistente.

Segue abaixo a programação completa do GIROCINE.

Maiores informações com Rodrigo Tangerino(11) 71758161
Núcleo de Resgate do Clube 28 de Setembro


PROGRAMÇÃO COMPLETA

Dia 12 de Novembro - QUINTA FEIRA - 19H30
Centro Comunitário do CECAP

13 DE MAIO: PÉROLA NEGRA13’ - cor - vídeo - 2005
Conta a história deste clube negro de Santa Maria\RS, inaugurado em 1903 por ferroviários negros da cidade. Entrando em decadência na década de 80, na de 90 o espaço encerrou suas atividades originais, dando lugar a uma boate. Em 2001 é criado o Museu Treze de Maio, que tem como proposta manter viva a história do clube e conservar a identidade da cultura negra.


SAMBA NO TREM18’ - cor - vídeo - 2005
Direção e Roteiro: Zózimo Bulbul
Documento sobre a celebração do Dia Nacional do Samba.

MELHOR QUE UM POEMA15’ / DOC / 2006 / vídeo - Rio de Janeiro -
Direção: Cacau Amaral
O documentário retrata a trajetória de jovens moradores da periferia, que não têm acesso à cultura e lazer, e enxergam no hip hop a única opção de garantir esse acesso.

CRIANÇAS QUE SONHAM, ROTAS QUE MUDAM8’ - Ficção - cor - vídeo - 2007
Direção: Sílvia Cipriano
O roteiro do curta foi construído por Sílvia Cipriano e dois alunos da oficina: Bruno Deonato e Dayane Caroline Barbosa Ferreira, a partir das idéias expostas por todo o grupo. Trata-se de um retrato da condição da infância no Brasil, onde uma criança pobre pode ter como sonho ganhar uma Barbie, ser modelo, ter uma bicicleta do ano, ganhar um vídeo game, mas não pode sonhar em ser feliz, ter família, carinho, escola, e, muitas vezes, alimentação. Através da mistura entre a fantasia e a realidade em que vivem, o curta narra os sonhos de quatro personagens. Nesse processo, descobrirão a cumplicidade da amizade e a força da fé.
Roteiro: Sílvia Cipriano
Fotografia: Bruno Torato
Direção de arte: Carol Costa
Montagem: KinoStudio Cinema Di KinoStudio Cinema Digital
Companhia produtora: EducamElenco: Andreya de Oliveira Fernandes

Dia 13 de Novembro - SEXTA FEIRA - 19H30
Espaço Comunitário Jardim Santa Gertrudes\ONG Futura

IGBADÚ – CABAÇA DA CRIAÇÃO16’ – cor - vídeo - 2006
Direção: Carla Lyra
O mito da cabaça - Igbadu - é um elo de ligação da criação arstistica com as raízes africanas e religiosas. Em Pernambuco, a influência da tradição religiosa na criação musical foi resgatada em três terreiros: Sítio de Pai Adão - o mais antigo de Pernambuco, o Terreiro Ilê Oba Aganju Okoloya - Terreiro de Mãe Amara e a Sociedade Religiosa Africana Santa Bárbara - Nação Xambá e imagens do terreiro Ilê Asè Yemoja Ogúntè.

JAQUEIRÃO DO ZECA20’ - cor - 35mm - 2004
Direção: Denise Moraes e Ricardo Bravo
Para escolher seu repertório, o cantor e compositor Zeca Pagodinho organiza uma grande roda de samba. A reunião é uma grande festa que não tem hora para acabar e serve de deixa para que se conheça os sambistas que, em parceria com Zeca, ajudam a manter acesa a chama do samba de raiz.

DAMAS14 - cor - vídeo - 2009
Direção: Mariana Mattos e Luisa Moraes
Mulheres que têem no soul uma filosofia de vida e lutam a favor da valorização da Black music em Belo Horizonte. Em comum, a paixão pelo ritmo e a preocupação em não deixar que as gerações futuras esquecerem dos valores que marcaram décadas passadas.

REPÚBLICA TIRADENTES36' - cor - vídeo - 2005
Direção: Zózimo Bulbul e Thiago Mendonça
O filme é uma homenagem proncipalmente à origem das gafieiras.

Dia 17 de Novembro - TERÇA FEIRA - 16H -
Centro Terapêutico Cristão - Várzea Paulista - 19h30

BAILES: SOUL, SAMBA ROCK, HIP HOP E IDENTIDADE EM SÃO PAULO43' - cor - vídeo - 2008
Direção e Pesquisa: Márcio Barbosa e Esmeralda Ribeiro
Reunindo pessoas de várias faixas etárias, o baile é mais que um lazer, é também um espaço de construção de identidades.Ali, o afrodescendente se vê pertencendo a uma cultura, pode repartir comunitariamente alegrias ou preocupaões e descontrairao som de músicas e ritmos marcadamente pertencentes a uma etinicidade da qual faz parte.

MANO BROU DO CANTAGALOdoc - vídeo - 26' - cor - 2008
Direção, fotografia e edição : Mário Vieira da Silva
Som direto : Eduardo AlvesProdução : Carlos Camacho
Produtora : Caraminhola Produções
Vencedor do edital ETNODOC - Rio de Janeiro\2008
MANO BROU DO CANTAGALO, Cristiano da Silva, 32, começou a pintar aos 21anos, decisão que salvou sua vida, conforme ele mesmo diz. O filme é umatentativa de capturar seu processo criativo enquanto testemunhamos oprogresso de seu trabalho numa favela do Rio de Janeiro. À medida que pintaa vida descorre normalmente em sua volta e sua pintura reflete a percepçãodo seu ambiente. Sua determinação e sua maneira otimista de encarar a vidamostra-se como exemplo para as crianças que o observam pintando.


Dia 19 de Novembro - QUINTA FEIRA - 16H
Fundação Casa - UNIDADE JUNDIAÍ

ROTEIROS NEGROS5’40’’ - animação - Janaína Damaceno – Campinas
Como tarefa de casa Luana precisa contar a história de sua família e para isso terá a ajuda de seu irmão Maicou e de belinha, sua avó. Com eles irá descobrir mais da história dos negros em campinas e como eles se organizaram depois da Abolição da escravatura.

GUERREIRAS DO BRASIL15’ / DOC / 2005 / vídeo – Rio de Janeiro -
Direção: Cacau Amaral
“Guerreira do Brasil” é a narrativa das histórias de violência sofrida por cantoras de Rap brasileiras. Durante quatro dias, quarenta mulheres da cultura Hip Hop, das cinco regiões do Brasil, reuniram-se para compartilhar experiências pessoais com a finalidade de compor músicas que promovam uma cultura de paz.

COISAS DO BRASIL
Ficção - COR - 10’ - Cor - Vídeo
Roteiro escrito com um leve toque de humor, que aproveita a data comemorativa dos 120 anos de promulgação da Lei Áurea para propor uma reflexão sobre a identidade do negro em nosso país. Para isso, contrapõe duas personagens: Paulo e Isabel. Ele é o recenseadorimpaciente, que anseia por terminar seu trabalho, enquanto ela é a recenseada confusa que, apesar de perdida nas definições e fatos históricos,não tem dúvida a sua identidade étnica.Roteiro e Direção: Sílvia Cipriano; Produção Executiva: Herbert Rogério da Silva e Paulo Leandro Ferreira; Elenco: Daniel Pedro e Raquel Honorato; Apoio: Senac-Campinas e Escola Magia do Cinema de Paulínia.

ZUMBI + 10, NA MARCHA DO TEMPO 9' - cor - vídeo - 2005
Direção: Charles Brait
Em 2005 , uma marcha do Movimento Negro apresentou reivindicações para o governo federal, entre elas a da filha de Jõao Cândido (Zeelândia Cândido 1924 -2006), líder da Revolta da Chibata, que pedia às autoridadesde Brasília que seu pai fosse reconhecido - Anistia Pós-morte - como herói dos direitos humanos,que só aconteceu em 24 de julho de 2008.
Dia 24 de Novembro - TERÇA FEIRA - 8H - EEPSG Dr. Antenor Soares Gandra - JUNDIAÍ

MIRÓ: PRETO, POBRE, POETA E PERIFÉRICO 20´ - cor - vídeo - 2008
Direção: Wilson Freire
O filme mostra o forte conteúdo social de seus poemas, através de intervenções poéticas com o próprio autor, em diversos pontos da cidade, desde o centro histórico, até as mais novas favelas, onde foram captadas as imagens do cotidiano correlacionadas com seus poemas. Uma forma de documentar o hoje da cidade, sua geografia e suas pessoas, o modo de viver e o modelo de vida.

ARISTOCRATA CLUBE26’ - cor - vídeo - 2007
Direção: Jasmim e Asa Pinha
O documentário narra a trajetória do maior clube da comunidade negra do estado de São Paulo. Em meio a década de 50, quando os negros não tinham um espaço para se reunir, oferecer recreação aos seus familiares e discutir os mais variados assuntos, o local surge como ponto de referência, fruto da luta de jovens negros que, organizados, mudam o quadro, proporcionando histórias emocionantes e inspiradoras.

PEQUENA ÁFRICA14' - 2002 - DVD – Rio de Janeiro
Direção: Zózimo Bulbul
Sinopse: Locais habitados por escravos alforriados no período imperial, revela o cotidiano hoje da Praça XV, Central do Brasil, Gamboa, Saúde e Santo Cristo.


CRUZ E SOUZA: A VOLTA DE UM DESTERRADO"25’ – documentário – vídeo – 2008 – Florianópolis
Direção: Rafael Schlichting e Cláudia Cárdenas
O filme narra a volta dos restos mortais do poeta simbolista Cruz e Souza à sua cidade natal, Florianópolis, antiga Desterro.

Dia 26 de Novembro - QUINTA FEIRA - 19H30
E.E. Professora Georgina Helena Fortarel - Campo Limpo Paulista

VISSUNGO, FRAGMENTOS DA TRADIÇÃO ORAL13’ - vídeo - cor - documentário - 2008
Direção: Cássio VissonDireção de Arte: Felipe MantovanFotografia: Felipe Mantovan e Lucas Terra
Edição e Trilha Sonora: Hilário Pereira
Os vissungos são cantos, com funções sociais, executados pelos escravos mineradores de Minas Gerais do século XVII. Estes cantos mesclam palavras do Português com o idioma africano e por diversos fatores desde 1928 são considerados extintos. Através das palavras, o documentário Vissungos fragmentos da tradição oral conta a história destes cantos e deste povo anônimo que com sua cultura escreveu uma história do Brasil que permanece esquecida.

ANICETO DO IMPÉRIO11’ / DOC / 1981 / cor / 35mm / Rio de Janeiro -
Direção e Roteiro: Zózimo Bulbul
A trajetória de um compositor. Fundador de uma Escola de Samba e militante no Cais do Porto. Aniceto do Império Serrano.

IMAGENS DE UMA VIDA SIMPLES30’ - cor – vídeo – 2006
Direção: Núcleo Piratininga de Comunicação
SINOPSE: Um relato da vida e da obra de Solano Trindade, “o poeta do povo”, através de seus familiares e amigos. De pano de fundo a cidade de Embu das Artes, que ainda hoje vem dando frutos de resistência cultural e artística.

ANCESTRAL É AQUI12' - COR - VÍDEO - 2005 -
rIO DE JANEIRO
Direção: Mário Vieira
Na sua aparente simplicidade, o filme , estruturado como um hai kai, toca nas questões da ancestralidade, identidade e influência cultural, enquanto mostra a transformação da natureza de um pedaço de madeira em objeto sagradoEstruturado como um hai kai, toca nas questões da ancestralidade, identidade e influência cultural, enquanto mostra a transformação da natureza de um pedaço de madeira em objeto sagrado.

Nenhum comentário: