CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE JUNDIAÍ

Fotos João Ballas

Penha Camunhas
Secretária de Cultura de Jundiaí
Marcelo Peroni
Presidente do Conselho de Cultura de Jundiaí

Nosso grupo discutindo as 5 questões propostas sobre cultura

Finalização: cada grupo apresentando suas conclusões e propostas culturais

A Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura de Jundiaí se uniram para fazerem a Conferência Municipal de Cultura que ocorreu nesta terça feira, dia 15 de setembro e reuniu um grupo de 50 pessoas. Marcelo Peroni, presidente do conselho de cultura de Jundiaí e Penha Camunhas, secretária de cultura, falaram da importância da participação das pessoas nessa conferência para elaboração do documento que estabelecerá propostas culturais tanto para nossa cidade como para Estado e também para nível nacional.
Eles também nos trouxeram dados assustadores, dentre eles o que mais me chamou atenção foi saber que apenas 5% dos municípios brasileiros possuem uma secretaria de cultura e que apenas 1% das receitas dos municípios são destinadas à cultura. Isso nos mostra claramente quanto os nossos governantes acham a cultura importante para nosso país!
Todos participantes foram divididos em 4 grupos para discutir 5 questões relacionadas à cultura. Foi uma proposta muito produtiva visto que nos proporcionou uma troca de informações com pessoas de diferentes segmentos ligados à cultura e que no final resultou em várias propostas culturais.
Todos esses relatórios foram entregues à secretaria de cultura para que na próxima conferência possamos elaborar esse documento que será encaminhado para a Conferência Nacional de Cultura.
Esse Plano Nacional de Cultura só vai entrar em vigor em 2018, mas como nos falou Penha Camunhas, “que essa conferência seja o despertar das pessoas para a cultura em nossa cidade!”
Vale lembrar que na próxima conferência serão eleitos os delegados que representarão a sociedade civil nas conferências estadual e nacional, daí a importância de que mais pessoas participem.
1ª Conferência Municipal de Cultura será realizada nos dias 26 e 27 de outubro de 2009 na Sala Glória Rocha. COMPAREÇAM!

Nenhum comentário: