MUSEU SOLAR DO BARÃO






Fotos João Ballas

O casarão Solar de Jundiaí, foi construído no séc. XIX pelo Barão de Jundiaí, Antônio de Queiroz Telles. Moradia da família usada nas festas da cidade e hospedou duas vezes o imperador D.Pedro II e sua esposa a imperatriz D.Maria Teresa Cristina. Na época chamava-se rua Direita, centro, hoje rua Barão de Jundiaí.O prédio é patrimônio da Congregação Irmãs de S.Vicende de Paulo, recebidas em doação pela família após a morte de D.Setembrina Queiroz Telles em 1970. Foi tombado pelo patrimônio do Estado de São Paulo e locado pela Prefeitura Municipal de Jundiaí, que abriga o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí.O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí foi fundado em 28 de março de 1965.

Nas fotos vocês podem verificar a exposição fotográfica do concurso "O Cotidiano de Nossa Cidade" promovido pela secretaria de cultural. O fotógrafo Cleber foi o 2. colocado na classificação de fotógrafos profissionais. Também está acontecendo uma mostra de Artes Visuais que tem como curador João Borin. Algumas fotos da exposição Feminina do fotógrafo João Ballas também estão fazendo parte da da mostra.
Na última foto vocês podem observar as rachaduras existentes em uma das paredes do museu. Isso pode ser verificado em outras partes. Faltam portas e a pintura original já está debaixo de várias passadas de tinta. Enfim... está havendo um descaso com esse patrimônio histórico. Agora resta saber de quem é a responsabilidade pela recuperação e conservação do prédio? A prefeitura que loca o local? A Congregação das Irmãs? Se alguém souber pode me enviar email que eu posto aqui, ok?

Nenhum comentário: