BIBLIOTECA NELSON FOOT - PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO SEMANAL DA BIBLIOTECA
Dia 27/04/11 – quarta-feira – 19h
Palestra: “Dos Pré-Socráticos a Sócrates”, com o Dr. Samuel Antônio Merbach, doutor em Direito Internacional pela Universidade Autônoma de Assunção.

Dia 28/04/11 – quinta-feira – 19h
Oficina de Redação e Leitura para vestibular, com a Profª Marisa Menezes.

Dia 29/04/11 – sexta-feira – 19h

Curso: como entender uma obra de arte, ministrado pelo Professor Douglas Tufano. Por meio de slides, venha conhecer as obras de artistas importantes como Michelangelo, Rafael, Van Gogh, Rembrant, Monet e outros.

Dia 30/04/11 – sábado – 10h

Peça Teatral: “Emília, Boneca Gente”, com a Cia. Rick Kelly, em homenagem ao mês de nascimento do nosso grande escritor Monteiro Lobato.

Local : Biblioteca Pública Municipal “Prof. Nelson Foot”

Av. Dr. Cavalcanti, 396 – Centro – Jundiaí – SP

Fone: (11) 4527-2110

www.jundiai.sp.gov.br

e-mail: biblioteca@jundiai.sp.gov.br

PROJETO CINECLUBE NA CIDADE VOLTA EM MAIO



Sessões ás quartas-feiras de maio a novembro ás 19h30 na Sala Glória Rocha

Sala Glória Rocha
Rua Barão de Jundiaí, 1093, Centro
(11) 4521-0971
cineclubenacidade@yahoo.com.br
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Cineclube Consciência, promove o projeto Cineclube na Cidade, proporcionando mais uma opção de cultura na cidade, com sessões gratuitas, oferecendo reflexão e difusão cultural.
O projeto Cineclube na Cidade cria um espaço alternativo de cinema com debates, convidados, oficinas, de produção de vídeos, exibição em 16 mm e muito mais!

PROGRAMAÇÃO DE MAIO
Durante o mês de maio, teremos três produções que marcaram os anos 80, são filmes nacionais que foram sucesso de público e bilheteria, participe e relembre os clássicos Beth Balanço, A dama do Cine Changai e Cidade Oculta.

04/05 ás 19h30



BETH BALANÇO (1984, longa metragem, drama, 71 minutos, Brasil)
Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Lael Rodrigues

Sinopse: Bete é uma garota de Governador Valadares, recém aprovada no vestibular e cantora eventual do bar da cidade. Liberada na relação sexual com o namorado, curte teatro e sonha com um espaço maior para o seu prazer, na batalha do trabalho e da vida. A música atrai Bete para o Rio de Janeiro, pouco antes de completar 18 anos. Tudo o que experimenta, então, é uma inevitável sucessão de coisas boas e más.
O filme tem no elenco Débora Bloch, Lauro Corona, Maria Zilda, Diogo Vilela, Hugo Carvana, Arthur Muhlenberg, Jessel Buss, Duse Nacarati, Eleonora Rocha, Marcus Vinicius, Cláudio Moreno, Andréa Beltrão, Cláudio Baltaf, Lobão e os Ronaldos, Metralhatxeca e Celso Blues Boy
Prêmios recebidos:
•Prêmio Air France de Cinema - RJ 1984 de melhor atriz para Débora Bloch
•Associação Paulista de Críticos de Arte - SP 1985 de Melhor Atriz para Débora Bloch

11/05 ás 19h30



A DAMA DO CINE SHANGAI (1987, longa metragem, suspense, 115 minutos, Brasil)
Direção: Guilherme de Almeida Prado

O filme tem uma história de suspense cheia de climas obscuros e mistérios que tomou conta dos cinemas brasileiros em 1987. Estrelado por Maitê Proença e Antônio Fagundes, o filme conta a história de um corretor de imóveis que entra num cinema e encontra uma mulher que é idêntica a atriz principal de um filme que está sendo exibido na tela.
Prêmios recebidos:
•Festival de Gramado: Vencedor nas categorias de Melhor Filme, Melhor Montagem, Melhor Fotografia, Melhor Direção, Melhor Trilha Sonora e Melhor Cenografia.
•Festival de Bogotá (Colômbia): Vencedor nas categorias de Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Fotografia e Melhor Desenho de Produção.
•Prêmio Moliére: Vencedor nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz (Maitê Proença).

Presença do Diretor
O Cineasta Guilherme de Almeida Prado é o convidado do mês de maio e participa do bate-papo com o público após a exibição do filme.


18/05 ás 19h30




CIDADE OCULTA (1986, longa metragem, drama, 120 min, Brasil)
Classificação indicativa: 16 anos
Direção: Chico Botelho

Numa São Paulo eternamente às escuras, uma misteriosa dançarina de cabaré envolve-se com um bandido e acaba na mira de policiais corruptos. O filme é contado em flashbacks e recria o universo marginal de uma grande cidade usando elementos da cultura pop, com referências ao "film noir" e às histórias em quadrinhos.
O filme tem no elenco Carla Camurati, Arrigo Barnabé, Claudio Mamberti, participação especial de Jô Soares.
Prêmios recebidos:
•Rio Cine Festival de 1986, tendo recebido também os prêmios de melhor direção, ator coadjuvante, música original e fotografia.


Vânia Feitosa
Produtora-Projeto Cineclube na Cidade
(11) 9700-3120 vivo
(11) 8029-3780 oi
cineclubenacidade@yahoo.com.br

CONCURSO CIDADONOS JUNDIAÍ



Na sexta feira, dia 15 de abril, o Concurso CIDADONOS foi lançado em Jundiaí. No evento tivemos a honra de ouvir sábias palavras de pessoas que fazem a diferença com atitudes de cidadania. Rodrigo Bandeira, criador do site Cidade Democrática nos falou em como temos que quebrar barreiras e nos unirmos para juntos construirmos uma cidade, um estado, enfim... um país melhor. Milton Jung, âncora da rádio CBN e um incentivador da cidadania, nos encorajou com suas palavras e deixar de lado o comodismo e fazermos nosso dever de cidadão para podermos cobrar nossos direitos. Nando Nicioli, nosso querido Fofão, nos contou de sua grande conquista que foi o Pão e Poesia, um evento cultural que perdurou por 10 anos em Jundiaí, até 2001. Arrecadou mais de 150 toneladas de alimentos que foram doados ao fundo social de solidariedade de Jundiaí e incentivou centenas de estudantes da rede pública a participarem de concursos que estimulavam suas capacidades tanto ao desenho como a escrita, mudando assim o destino de muitas crianças que se encontravam em situação de risco.
Exemplos de pessoas que vão à luta, que não se cansam com as pedras que lhe colocam no caminho.
Palavras de sabedoria como de Henrique Parrra Parra, um jovem que decidiu que podemos juntos fazer uma "Cidade dos Sonhos", onde a palavra de ordem é COLABORAÇÃO!
Foi emocionante, gratificante e acima de tudo, estimulante para que possamos realmente lutar por um futuro melhor!

Para quem quiser conhecer as propostas que já estão no site é só acessar www.cidadonos.org.br. Para participar do concurso é só você ter uma idéia de como melhorar nossa cidade e cadastrá-la no site.

VENHA SONHAR JUNTO COM A GENTE. VAMOS MUDAR O FUTURO! CIDADONOS, o cidadão como dono da cidade!

VIRADA CULTURAL 2011 - 16 E 17 DE ABRIL



A Virada Cultural é o maior evento cultural de São Paulo, contando com apresentações de espetáculos de teatro, dança e música, intervenções urbanas, cinema e exposições durante 24 horas ininterruptas.

Este ano o evento ocorrerá entre os dias 16 e 17 de Abril de 2011. Para conferir toda a programação clique aqui

VILLA PIZZA BAR - 12 A 17 DE ABRIL

CINECLUBE CINERGIA - 16 DE ABRIL


Cinergia três: exibição de "SUPER SIZE ME - A Dieta do Palhaço", "Ilha das Flores" e "O Mundo de Sofia"  
O terceiro filme do Cineclube Cinergia é "SUPER SIZE ME - A Dieta do Palhaço", do diretor Morgan Spurlock. Ele revela a cultura do fast food e seu reflexo no imaginário pop americano. Se em "SURPLUS" a discussão central era a radicalidade versus a viabilidade de um projeto anarcoprimitivista, que defendia a volta do homem à idade da pedra, "The Corporation" traz a tona o organismo das corporações, seus dentros e foras, seus impactos e seu futuro, concluindo a alta influência delas em nossas vidas, ultrapassando nossa própria consciência. Ambos os filmes são visivelmente influenciados pela estética de Michael Moore e, portanto, possuem uma pesquisa e montagem exemplares, sem contar a força com que penetram no nosso pensamento por vezes tão engessado, vítimas da automização principalmente da mídia.

Agora, SUPER SIZE ME eleva a um limite o documentário e sua forma: o diretor se põe como experiêcia alimentar e psicológica, registrando os fatos com tom de reportagem, utilizando-se de jogos com crianças e outras inversões, tudo para obter mais e mais significados. A experiência era fazer três refeições diárias nos restaurantes da rede Mc Donalds, durante trinta dias. Depois da experiência, um dos médicos apontou que a dieta rica em fast food provou-se tão danosa quanto beber em excesso. O fígado de Spurlock transformou-se em patê. Foram necessárias oito semanas de desintoxicação para voltá-lo a condições aceitáveis, e nove meses para retomar o peso corporal anterior. Outro ponto interessante refere-se à péssima qualidade dos lanches servidos nas escolas públicas – nada balanceados, gordurosos e incentivadores da obesidade. Mais uma vez, dentro do Ciclo de Cinema de Consumo, um vídeo questionador.
Dois clássicos serão exibidos também: o curtametragem "Ilha das Flores" de Jorge Furtado e "O Mundo de Sofia", Super8 do Coletivo Cine8 de Porto Alegre. Os debatedores serão a maestrina do coral Pio X Karen Richter Comandulli e a fotógrafa Tatiane Silvestroni. A ideia deste debate é trocar experiências sobre alimentação, dietas e alternativas. Portanto, estendemos o convite à todos que quiserem participar e propor alguma discussão específica. Lembrando que o debate acontece sempre após a sessão.

Outra novidade é o lançamento do fanzine ZINEZINHO, com conteúdo ainda secreto. A LESOVÌDEO FIlmes e o Museu da Energia agradecem a todos os colaboradores e amigos, a todos que estão nos acompanhando nas sessões e nas ideias, e também nos colocamos a disposição para discutir ou integrar qualquer outro projeto cultural.

Então: O QUÊ? Cineclube Cinergia exibe: "SUPER SIZE ME - A Dieta do Palhaço" - Direção: Morgan Spurlock. (EUA, 2004. Documentário. 98 min.Com Morgan Spurlock e Daryl Isaacs.) Sinospe: O diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald's, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam.

"ILHA DAS FLORES" - Direção: Jorge Furtado (Beasil, 1989, Documentário - 12' - Casa de Cinema de Porot Alegre) Sinopse: Um tomate é plantado, colhido, vendido e termina no lixo da Ilha das Flores, entre porcos, mulheres e crianças.

"O MUNDO DE SOFIA" - Direção: André Arieta (Brasil, 2001,experimental - 8' - Colectivo Cine8 - Porto Alegre) Sinopse: O imaginário de uma top-menina ratejante e lenta.  

QUANDO? - Dia 16 de Abril - Sábadão - 15h
ONDE? Museu daEnergia de Jundiaí Rua Barão de Jundiaí, 202 - Centro - Jundiaí/SP

QUANTO? Grátis!


Grande abraço, Esperamos todos!

Equipe LesoVÍDEO Mais informações nos blogs: www.lesovideofilmes.blogspot.com e www.energiaesaneamento.org.br
com Rodrigo Tangerino (11) 7175.8161 ou Marco Nunes (11) 7249.9440

COMEDIANDO NO ATELIÊ CASARÃO



“COMEDIANDO” do Ateliê Casarão
O projeto “COMEDIANDO” tem como foco mediar o andar da comedia teatral na região.
O projeto é aberto à participação de qualquer grupo que trabalhe com esta linguagem teatral.
Sessão: 20:00. Capacidade: 80 lugares.
Ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia e 3ª idade).


Colégio Santa Felicidade
R. Prudente de Moraes, 1811

PECADO DA GULA DENTRO DA IGREJA


Mosteiro de São Bento promove o pecado da gula em São Paulo


Por Felippe Canale, do Guidu


São Paulo sempre surpreende ao oferecer algum programa inusitado, mas acredito que nunca alguma igreja tenha incentivado aos seus frequentadores a cometerem um dos pecados capitais de forma tão deliciosa.

Imagine estar num refeitório eclesiástico de ótima acústica com o arrepiante som de orgão e cantos gregorianos executados ao vivo na sala ao lado. As pessoas que circulam em volta da mesa, de quase 10 metros de comprimento, sorriem e puxam papo umas com as outras, mesmo sem se conhecerem.

As frases mais ouvidas são "Santa gula, que delícia!" ou "Você precisa experimentar este docinho, é imperdível!" e há até quem dance com a cebeça enquanto fecha os olhos. Não, não me refiro ao paraíso, estou falando de um dos cafés da manhã mais tradicionais da cidade, o "Brunch" do Mosteiro de São Bento, que acontece apenas no último domingo de cada mês.

Para que você não passe muita vontade, vou citar apenas alguns dos pratos da mesa de salgados, como presunto cru com fatias de limão siciliano, pastrame, terrine de tomates assados com pesto de manjerona, salmão marinado, terrine Manhattan de ovos e ovas de capelin, seleção de queijos, cestarias de pães diversos, tabule de frutas secas, strudel de queijo, torta folhada de bacalhau, quiche integral de espinafres com maçãs assadas, sauteé de tomates cereja e manjericão, crepes grelhadas de abobrinhas e gengibre.

Já na mesa de doces você encontra compoteiras de todos os tipos, merengata de morangos, mousse de coco e baba de moça, torta de framboesas e chocolate, mini docinhos, pudim de Ovomaltine e frutas frescas da estação. Para beber, travessas com suco de laranja, chá, café, água e espumante gelado circulam livremente.


Ficou com água na boca para saborear esse verdadeiro manjar dos deuses? Então, é melhor se apressar para fazer as reservas, quem ligar hoje só vai conseguir data para depois do mês de junho. O telefone para contato é (11) 2440-7837 e o valor por pessoa é de R$ 99,00.