ÁGUA NA OCA


Divulgação

“Água na Oca”quer fazer refletir sobre o papel da água na manutenção da vida na Terra


A água e sua importância para a vida é o tema de uma exposição no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. “Água na Oca” inundará os 8000 metros quadrados do pavilhão, com arte, ciência, meio ambiente e política.

Com origem na exposição Water: H20 = Life, do Museu de História Natural de Nova York, a mostra foi adaptada para o contexto brasileiro. “A exposição original foi concebida para 800 metros quadrados, aqui temos dez vezes mais espaço. Ela foi praticamente refeita”, explicou Bianca Rinzler, diretora executiva do Instituto Sangari, responsável pela mostra. “Passamos um ano e meio neste trabalho.”

Cada andar da Oca aborda um aspecto da água: no subsolo, ficam obras de arte que envolvem água, como inspiração ou matéria-prima. Entre os artistas, estão Gisela Motta e Leandro Lima, Raquel Kogan, Sonia Guggisberg, Claudia Jaguaribe e o londrino William Pye, que exibirá cinco de suas esculturas de água. Também haverá a exibição de vídeos internacionais que usem a água como protagonista.

O térreo abriga o setor chamado Mundo d’Água, com várias instalações que se valem da tecnologia e interatividade para explicar as relações entre água, vida e planeta, como uma faixa de aquários com mais de 60 espécies de peixes que vivem em diferentes ecossistemas, como o Amazônico, floresta da Sumatra e bacia do Congo. Um terrário virtual mostrará como algumas espécies vivem em ambientes secos e aquáticos. O ambiente está montado, mas os animais serão projeções criadas em computador. “Foi nosso jeito de apresentar o modo de vida dessas espécies sem colocar nenhum animal em cativeiro,” diz Mário Domingos, um dos curadores científicos da exposição.

Os visitantes também poderão descobrir os teores de água de diferentes alimentos, animais e órgãos do corpo; entender melhor os riscos da pesca excessiva em um mural interativo que permite que se “pesque” ou coloque peixes em cativeiro; as diferentes bacias que formam a Amazônia, e calcular seu gasto de água e como economizar no dia-a-dia.

No primeiro andar, o destaque é para a questão social da água. Uma instalação simula uma casa durante uma tempestade, e viver na pele o risco de uma enchente. Painéis patrocinados pela Ambev exibem a quantidade de água desperdiçada em ações corriqueiras e apresenta soluções simples para evitar desperdícios. No mesmo andar, é possível cadastrar seu computador pessoal em um projeto da IBM que usa a capacidade ociosa de PCs ligados em rede para processar experimentos científicos que beneficiem a humanidade, além de conhecer outros projetos da empresa ligados à conservação de rios.

No 2º andar da Oca fica a chamada Última Fronteira. Um filme de oito minutos, projetado no teto, apresenta aos visitantes, deitados em colchões d’água, as profundezas do oceano e os seus diferentes habitantes – desde os recifes de coral até os seres abissais.

“Água na Oca” fica no Parque do Ibirapuera até 8 de maio de 2011. Depois, deve passar por Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Vitória.

Serviço:
De 26/11/2010 a 8/05/2011
Pavilhão Lucas Nogueira Garcez (Oca)
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 3, Parque do Ibirapuera, São Paulo

Horários: terças, quartas e sextas-feiras: das 9h às 18h; quintas-feiras, das 9h às 21h; fins de semana e feriados: das 10h às 20h.

Ingressos: inteira: R$ 20,00, estudantes e professores com comprovantes pagam meia-entrada. Menores de sete anos e maiores de 60 com documento não pagam. No último domingo de cada mês, a entrada é gratuita para todos.

PARABÉNS SÃO PAULO - 457 ANOS


Como boa paulistana que sou, AMO SÃO PAULO.

E como essa cidade respira cultura, acompanhe toda a programação de shows, exposições, caminhadas, bicicletadas, Jornada Fotográfica e muito mais.


CLIQUE AQUI e confira os locais e horários das atrações


E mais uma vez, PARABÉNS SÃO PAULO pela cidade maravilhosa que é, mesmo com todos seus problemas... rsrs


BANDA SPARKIE - 23 DE JANEIRO


SHOW BENEFICENTE EM PROL DAS VÍTIMAS DO RIO DE JANEIRO




ARTISTAS SE REÚNEM EM SHOW BENEFICENTE NO ESPAÇO CULTURAL JORGE BEN JOR
Nesta terça (25/01) a partir das 18 horas, diversos nomes da música nacional se reúnem no Espaço Cultural Jorge Bem Jor num mega evento em prol às vítimas das chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro.
Batizado de ‘Subúrbio Sobe a Serra’, o show contará com a presença de Kiara Rocks, DJ Brinquinho (Beat 98), Bruno Gouveia (Biquini Cavadão), Leoni, DJ Robson Vidal (Xuxa), Tico Santa Cruz (Detonautas), Farofa Carioca, Elza Soares, Gustavo Lins, Philippe Seabra (Plebe Rude), MC KORINGA, Bebeto, Dudu Nobre, Mumuzinho, Bateria da Mocidade, Gabriel Moura, DJ NEGRALHA (O RAPPA), além de outros , que se apresentarão voluntariamente e o ingresso é 1(um) kit contendo 1 garrafa de 1,5 de água, 1kg de Alimento e outro item à escolher (fraldas, itens de higiene pessoal, leite ou descartáveis).
A realização do show é da gravadora BLAST STAGE RECORDS, HIGOR FERNADES e a (ONG) SUBÚRBIO CARIOCA que se uniram com intuito de colaborar com a recomposição das famílias atingidas.
Não perca esta oportunidade de curtir um ótimo show e ainda ajudar a quem precisa.
Mais informações http://www.blastrecords.com.br/

SERVIÇO:‘Subúrbio Sobe a Serra’
Data: 25/01
Horário: a partir das 18 horas
Ingresso: 1(um) kit contendo 1 garrafa de 1,5 de água, 1kg de Alimento e outro item à escolher (fraldas, itens de higiene pessoal, leite ou descartáveis).
Local: Espaço Jorge Ben Jor - Rua Marechal Joaquim Inácio, 153 - Realengo - RJ
Tel: (21) 3466-6704
Pontos de Referência: (Ao lado do viaduto da estação de trens de Realengo, lado oposto à praça do canhão e próximo ao UPA)

BLAST STAGE RECORDS
www.myspace.com/blastmusiclabel
http://www.blastrecords.com.br/
MSN: imprensa.blastrecords@hotmail.com

SHOW DE ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO - 25 DE JANEIRO


Mallu Magalhães
foto: divulgação

O tradicional show de comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo chega com uma novidade: um cubo multimídia de 7 metros, onde serão postados imagens, mensagens e músicas. Instalada na histórica Praça da República, a obra pretende ser uma galeria de arte coletiva a céu aberto, explorando milhares de obras inspiradas no aniversário de São Paulo. A realização é da Prefeitura de São Paulo em parceria com uma marca de celular.

SP ao Cubo – 457 anos de São Paulo” traz artistas paulistanos de nascimento e de honra homenageando a cidade com um repertório tipicamente paulistano. Além de Sampa (Caetano Veloso), que será interpretada por Maria Gadú, o repertório conta com canções como Ronda (Paulo Vanzolini), por Paulo Miklos, Punk da periferia (Gilberto Gil), por Paulo Ricardo e Envelheço na cidade (Ira!), que será cantada pela jovem Mallu Magalhães, serão interpretadas ao vivo.

Sobem também ao palco artistas como Rappin’ Hood, Tony Campello, Maurício Pereira, Banda Isca, Cine, Renato Teixeira, entre muitos outros, que interpretarão músicas de nomes como Tom Zé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Originais do Samba, Itamar Assumpção, Adoniran Barbosa e muito mais. O arranjo das canções é assinado pelo instrumentista Bocato. A Orquestra Sinfônica Municipal irá acompanhar algumas canções juntamente com uma banda de base que conta com Japinha (CPM 22) – bateria; Mingau (Ultraje) – baixo; Andreas Kisser (Sepultura) – guitarra. André Cristovam – guitarra, montada especialmente para a ocasião.

Novidade

As imagens projetadas no imenso cubo, feito de LEDs de última geração, poderão ter diversos formatos, como fotos, ilustrações, vídeos e frases. Qualquer pessoa poderá enviar suas criações para o site www.spaocubo.com.br. As frases serão postadas diretamente no Twitter, acompanhadas da hashtag #spaocubo. O conteúdo será selecionado pela curadoria do evento, publicado no site e depois exibido no cubo, com o crédito aos autores.



DIA 25/01/2011


ÀS 19:00HS


Av Ipiranga próximo a Praça da República





fonte: http://www.catracalivre.com.br/

DESFILE DE MODA NAS RUAS DO CENTRO DE SÃO PAULO


Fernando Pessoa

Na semana em que a capital paulista respira moda, com a abertura do São Paulo Fashion Week, o centro da cidade se transforma em passarela ao ar livre. Enquanto o prédio da Bienal vive a euforia dos lançamentos das coleções Outono-Inverno 2011, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) celebra a temporada fashion com o desfile-performance “Por Mares Nunca Dantes Navegados”, coordenado pela produtora do curso de moda da UniFMU, Jô Souza.
O evento, que faz parte da Mostra Cinema de Moda, acontece na sexta feira, 28 de janeiro às 12h30 e promete transformar a rua Álvares Penteado, na frente do CCBB, em passarela ao ar livre. Inspirado nas poesias dos escritores portugueses Luis de Camões e Fernando Pessoa, o desfile traz dez looks desenvolvidos por novos talentos da moda brasileira como Ana Paula Andrade, Andiara Pires, Carolina Rodrigues e Tabata Resende.

PROGRAMAÇÃO BIBLIOTECA NELSON FOOT

PROGRAMAÇÃO SEMANAL DA BIBLIOTECA NELSON FOOT

12/01 - QUARTA FEIRA - ÀS 15:30HS
"Teia de 2011" com a Prof. Giovana Gaspari
Será feita uma dinâmica com as crianças, fazendo uma reflexão sobre humildade e comunicação verbal, incentivando os participantes a se comunicarem.

14/01 - SEXTA FEIRA - ÀS 19HS
"Duo Brasil" com Fernando Polli (baixo elétrico) e João Carlos de Luca (piano e voz) interpretando canções da MPB

15/01 - SÁBADO - ÀS 10HS
Manhã de Libras "A Cultura dos Surdos" , com o Sr Fabiano Consentino da Associação Torre de Vigia e Tratados.

mais informações pelo site
www.jundiai.sp.gov.br
e-mail : biblioteca@jundiai.sp.gov.br
Av Dr. Cavalcanti, 396 - Centro - Jundiaí
Telefone: 4527-2110

QUATRO DIAS DE SUSTENTABILIDADE NO PARQUE DO IBIRAPUERA

Entre os dias 22 e 25 de janeiro acontece o Planeta Parque, evento que traz sustentabilidade na prática através de oficinas, espetáculos e shows. Tudo isso, das 10 às 18 hs, na Marquise do Parque do Ibirapuera.
Uma das principais atrações será o show de abertura do evento com o Patu Fu, às 11 hs do dia 22. A banda formada por Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo koctus, Xande Tamietti e Lulu Carmago irá apresentar o novo trabalho "Música de Brinquedo" , voltado para o público infantil.

O Parque do Ibirapuera fica na Av Pedro Álvares Cabral , s/n portão 10 - Vila Mariana

POESIA NA CTPM



Foto: Divulgação



A Estação da Luz inaugura neste mês o projeto Poesia na CTPM. A partir desta semana, alguns dos poemas mais representativos do poeta Vinícius de Moraes são expostos na parede do local.

Mais cinco estações receberão a mostra no início deste ano: Barra Funda, Jundiaí, Bras, Itaim Paulista e Grajaú.

Quem passar por elas poderá ler obras como Poema de Natal, Soneto da Fidelidade, a Rosa de Hiroshima, entre outros.