PRAÇA VIVA - 9 E 10 DE ABRIL


PRAÇA VIVA: Grupo "Arte em Ação" realiza novo evento na Praça Governador Pedro de Toledo, em Jundiaí.

O grupo “Arte em Ação” , que reúne artistas, produtores, apoiadores e apreciadores de arte, e tem por objetivo desenvolver ações culturais nas diversas áreas (música, dança, teatro, artes visuais, literatura, arte-educação, patrimônio histórico), realizou nos últimos quatro anos apresentações na Praça Governador Pedro de Toledo, no centro de Jundiaí.
Motivado pelo sucesso dos eventos anteriores ("EmCantos do Japi" - 2006 / "Arte em Ação na Praça" - 2007 / "Lá vem o Trem" - 2008 / "Águas de Abril" - 2009), o grupo repetirá o evento em 2010, agora intitulado "Praça Viva" , nos dias 9 e 10 de abril.

Os eventos têm contado com participação voluntária de artistas de todas as áreas e atraído grande público com suas atividades participativas e suas apresentações, desde crianças, adultos, idosos, e principalmente parte da população que não participa de manifestações culturais nos museus, teatros e outros espaços culturais da cidade.

O projeto além de abrir espaço para os artistas locais apresentarem sua produção, estimula o contato e forma vínculos entre os artistas e o público.

As inscrições para participar do evento vão até o dia 27/02, e podem ser feitas com os representantes de cada área:

EQUIPE ORGANIZADORA E CONTATOS PARA INSCRIÇÕES:

PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Anna Luiza Fagundes – 45213964 sandoc@uol.com.br
João Borin – 45841137 jaborin@terra.com.br

MÚSICA
Cláudia de Queiroz - 98297291 eccotad@terra.com.br
Renata Iacovino - 98977259 reiacovino@yahoo.com.br

DANÇA
Ana Clara Atui – 45223164 anaclara_atui@hotmail.com
Sandra Noemi – 96275614 sandra.noemi@uol.com.br

ARTES VISUAIS
Heloisa Gregori – 45820834 heloisasgregori@gmail.com
Paula Pesttana – 99617083 paula.pesttana@terra.com.br

LITERATURA
Júlia Heimann – 45268785 juliaheimann@ig.com.br
Valquíria Malagoli – 45878120 vmalagoli@uol.com.br

AÇÃO EDUCATIVA
Maria Lúcia Panizza – 45866301 mlmpanizza@terra.com.br

TEATRO
Claudio de Albuquerque – 91876143 ateliecasarao@bol.com.br

MARATONA DE BANDAS ESTUDANTIS 2010



Abertas as inscrições para a Maratona de Bandas Estudantis 2010

Chegou a hora daqueles talentos escondidos nos corredores das escolas mostrarem a sua cara. É a Maratona de Bandas Estudantis versão 2010, que acontece no mês de maio e cujas inscrições estão abertas desde o dia 17 deste mês. Numa iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura, o evento será realizado no dia 15 de maio, no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari. Em caso de haver um número superior a 15 bandas inscritas, haverá uma pré-seleção no mês de abril. Confira aqui o regulamento, lembrando que a ficha de inscrição pode ser baixada no Portal da Prefeitura (www.jundiai.sp.gov.br).

10ª BICICLETADA JUNDIAÍ - 27 DE FEVEREIRO



Nesta mês de fevereiro a Bicicletada Jundiaí traz a manifestação AJUDE O CÓRREGO DO MATO A RESPIRAR com a distribuição de plantas nativas da região.

Não deixe de participar, pedalando ou mesmo a pé, vale a pena passar por lá, pegar sua plantinha e dar uma olhada nas obras que estão acontecendo no rio que corta nossa avenida 9 de Julho.

Se quiser saber mais e conferir algumas fotos das obras que estão acontecendo no rio é só entrar no blog www.bicicletadajundiai.blogspot.com

Seja consciente, a natureza pede sua ajuda! Vamos ajudar Jundiaí a ser uma cidade melhor!

SANDÁLIA DE PRATA CONVIDA JAIR RODRIGUES - 28 DE FEVEREIRO


Foto Divulgação

Apresenta-se dia 28 de fevereiro, no Centro Cultural da Juventude, a banda SANDÁLIA DE PRATA. A entrada é GRATUÍTA.

Acompanhada por JAIR RODRIGUES, a banda mostra seu 2º CD, “Samba Pesado”, que passa pelo samba-rock, gafieira e partido alto com temperos de jazz, soul e rap, sem deixar de ser um álbum de samba.

O show traz versões de Jorge Benjor (Alcohol), Gilberto Gil (Ladeira da Preguiça), Bebeto, Luis Vagner (Segura a Nega) e uma releitura “envenenada” de Check my Machine (Paul McCartney).
SERVIÇO:
QUANDO: 28 DE FEVEREIRO
HORÁRIO: ÀS 18HS
ONDE: CCJ Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha – Norte. Telefone: (11) 3984-2466
Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 500 lugares

Fonte: Catraca Livre

TEATRO E MÚSICA PARA 3ª IDADE - ESTAÇÃO CIÊNCIAS

Teatro e música para a 3ª Idade cursos grátis na Estação Ciência

A Estação Ciência – USP está abrindo inscrições para três opções de cursos gratuitos na área artística, oferecidos pelo Núcleo de Artes Cênicas, todos voltados ao público acima dos 60 anos. A programação integra o programa Universidade Aberta à Terceira Idade, realizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Informações e inscrições: (11) 3675-8828 email: eventos@eciencia.usp.br

Canto coral cênico – 30 vagas- Objetivo: formação de um grupo de canto-coral, trabalhando aspectos relacionados a voz e movimento e suas possibilidades cênicas. Atividade em parceira com o CORALUSP (Coral da USP).- Período: 8 de abril a 24 de junho- Todas as quintas-feiras, das 14h às 17h- Pré-requisito: primeiros inscritos- Inscrições: 3 a 31 de março

Oficina de percussão – 30 vagas- Objetivo: formação de um grupo de percussão, trabalhando e estudando elementos musicais e cênicos.- Período: 6 de abril a 29 de junho- Todas as terças-feiras, das 16h às 17h30- Pré-requisito: primeiros inscritos- Inscrições: até 26 de fevereiro

Teatro: Projeto Só Com Experiência – 20 vagas- Objetivo: práticas e estudos do corpo e do movimento e suas interações com o jogo cênico: espaço, texto e composição. Atividade em parceria com o TUSP (Teatro da USP).- Período: 6 de abril a 29 de junho- Todas as terças-feiras, das 14h às 16h- Pré-requisito: primeiros inscritos- Inscrições: 3 a 31 de março

DIA DO TEATRO E DO CIRCO - 27 E 28 DE MARÇO

Prefeitura de Jundiaí
Secretaria Municipal de Cultura
DIA DO TEATRO E DO CIRCO

PROGRAMAÇÃO

DIA 27/03
HORÁRIO 19h30min
ESPETÁCULO Fórum com o tema: "Teatro de Grupo " - Companhia do Feijão
LOCAL Sala Glória Rocha - Rua Barão de Jundiaí, 1093

DIA 28/03
HORÁRIO a partir das 10 horas
ESPETÁCULO Picadeiro - Grupo Jovem da Unicirco / Cotidiano Quebrado - Performático Eos / Cotidiano Colado - Ateliê Casarão
LOCAL Praça Gov. Pedro de Toledo, em frente à Catedral Nossa Senhora do Desterro.

DIA 28/03
HORÁRIO a partir das 11h30min
ESPETÁCULO Lelo Belo ShowA Farsa do Advogado Patelan - Cia. Paulista de Artes / Circus e Lendas - Rick e Kelly
LOCAL Marquise da Casa da Cultura - Rua Barão de Jundiaí, 868

DIA 28/03
HORÁRIO a partir das 19 horas
ESPETÁCULO O que os Vaga-lumes Fazem de Dia? - Cia. Um do Outro / Palhaço Chinês - Shakti Produções Teatrais / Castro Alves em Pessoa: Um Diálogo Poético - Ballet Teatro Oficina
LOCAL Saguão do Centro das Artes - Rua Barão de Jundiaí, 1093

DIA 28/03
HORÁRIOa partir das 20 horas
ESPETÁCULO O Pastelzinho - Cia. Paulista de Artes / Contadoras de História - Cia. Artes Ponta da Língua / Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores - Cia. Solo de Teatro / A Fantástica Epopéia do Pavão Misterioso - Performático Éos / O Triste Julgamento do Palhaço idiota pelos Comparsas Cênicos em Distrito de Incoerência e Blasfêmia pela Leitura da Desavença Criada em Reunião Capacitada e Enrolada em Papel Amarelado de Pão Guardado Desde Ontem de Manhã sem Café - Ateliê Casarão
LOCAL Sala Glória Rocha - Rua Barão de Jundiaí, 1093

ENTRADA FRANCA EM TODOS OS EVENTOS
Participe e incentive o artista jundiaiense.

SESC POMPÉIA TRAZ "CARNAVAL DO ARNESTO"

Sesc Pompeia traz “Carnaval do Arnesto”

O Carnaval de 2010 do Sesc Pompeia faz uma homenagem à obra de Adoniran Barbosa, por meio de suas histórias da cidade que mistura culturas de migrantes e imigrantes, com seus “palacetes assobradados” e suas “saudosas malocas”, povoada de personagens citados e criados pelo cantor e compositor como Joca, Mato Grosso, Iracema e Arnesto, o mais cantado de todos e o anfitrião da festa.
O “Carnaval do Arnesto” é o encontro de todos os ritmos musicais e idades; é o carnaval da diversidade paulistana, mergulhada na obra e na atmosfera adoniraniana.

Confira a programação completa:

http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/01/sesc-pompeia-traz-carnaval-do-arnesto/

CARNAVAL NA VILA MADALENA - 15 DE FEVEREIRO


Bloco Maracaduros na Vila Madalena sai na segunda de carnaval, dia 15


Toda segunda-feira de Carnaval acontece o já tradicional Maracaduros. Trata-se de um cortejo de maracatu realizado para todos aqueles que estão duros, sem dinheiro para viajar.
O encontro ocorre em frente ao antigo bar “Sujinho” da Vila Madalena, na esquina da Rua Mourato Coelho, com Rua Wisard. O bloco sai a partir das 22h30.
O Maracaduros é um evento proposto pela Cia de Artes do grupo Baque Bolado, e acontece há 8 anos.

FÃS DE ALFRED HITCHCOCK


Filme Janela Indiscreta


A Galeria exibirá, a partir do dia 17 de fevereiro, a primeira parte da mostra "O Cinema de Alfred Hitchcock". Os ingressos para as sessões custam R$ 1 cada.

No dia 17 de fevereiro, a Galeria Olido, dá início a mostra sobre o ícone do suspense Alfred Hitchcock. Formado na escola de engenharia e navegação, Hitchcock começou o seu trabalho nos cinemas legendando os cartões que continham as mensagens para os filmes mudos. Alfred Hitchcock teve sua carreira na indústria cinematográfica. Exerceu de tudo, antes de tornar-se um diretor consagrado.

Para conferir toda a programação dos filmes, acesse agora http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/01/galeria-olido-apresenta-mostra-de-hitchcock/

BIBLIOTECA SÃO PAULO NO CARANDIRU

Foi inaugurada, dia 8, às 12h, a Biblioteca São Paulo. Criada no lugar onde, um dia, foi o Complexo Penitenciário do Carandiru, o espaço tem o perfil de locais como a Livraria Cultura e Livraria da Vila.
Além dos investimentos com livros (30 mil), governos federal e estadual investiram em CDs e DVDs (4 mil), além de um projeto de decoração especial, com estrutura adequada, inclusive para deficientes físicos e visuais.
O público jovem também é alvo da nova biblioteca. Há uma ala para crianças de até três anos, outra para crianças de quatro a 11 anos e mais uma, para pessoas entre 12 e 17 anos. Haverá, também, computadores com acesso à internetComo diretora, a Biblioteca São Paulo tem Magda Montenegro, vinda de uma biblioteca universitária no Rio de Janeiro.

SERVIÇO:

BIBLIOTECA SÃO PAULO

ONDE: PARQUE DA JUVENTUDE

Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 (ao lado do metrô Carandiru) - Norte

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

ter. a sex., das 9h às 21h, sáb., dom. e feriados, das 9h às 19h.

OFICINAS CULTURAIS EM JUNDIAÍ - INSCRIÇÕES EM FEVEREIRO

OFICINAS CULTURAIS 2010
ABERTURA DAS INSCRIÇÕES EM 01/02/10

OFICINAS CONVENIADAS

1 • VIOLÃO POPULAR - Básico
Monitor: Luiz Felipe
Local: Casa da Cultura – R. Barão de Jundiaí, 868
Nº de vagas: 20
Nº de bolsas: 5
Dia: aulas iniciam em 02/03 e continuam toda terça-feira (exceto feriados)
Horário:
10h15 às 11h15 – 5 vagas
11h15 às 12h15 – 5 vagas
17h00 às 18h00 – 5 vagas
18h00 às 19h00 – 5 vagas
19h00 às 20h00 – 5 vagas
Matrícula: R$ 50,00
Mensalidade: R$ 50,00
Requisitos: - Idade Mínima: 13 anos- Aluno deve trazer o instrumento- Aluno perde a matrícula após 3 faltas sem aviso
2 • VIOLÃO POPULAR II – Avançado
Monitor: Luiz Felipe
Local: Casa da Cultura – R. Barão de Jundiaí, 868
Nº de vagas: 8
Nº de bolsas: 2
Dia: aulas iniciam dia 05/03 e continuam toda sexta-feira (exceto feriados)
Horário:
18h00 às 19h00 – 5 vagas
19h00 às 20h00 – 5 vagas
Matrícula: R$ 50,00Mensalidade: R$ 50,00
Requisitos:- Idade Mínima: 13 anos- Aluno deve trazer o instrumento- Aluno perde a matrícula após 3 vagas sem aviso
As Oficinas de Violão Popular (básico e avançado) objetivam dar as noções do instrumento e incentivar o oficinista a ter conhecimento e interatividade com o universo musical, despertando seu interesse e desenvolvendo sua habilidade instrumental.
3 • VIOLÃO CLÁSSICO - Básico
Monitor: Luiz Felipe
Local: Casa da Cultura – R. Barão de Jundiaí, 868
Nº de vagas: 8
Nº de bolsas: 2
Dia: aulas iniciam em 04/03 e continuam toda quinta-feira (exceto feriados)
Horário:
18h00 às 19h00 – 5 vagas
19h00 às 20h00 – 5 vagas
Matrícula: R$ 50,00
Mensalidade: R$ 50,00
Requisitos:- Idade Mínima: 13 anos- Aluno deve trazer o instrumento-
Aluno perde a matrícula após 3 vagas sem aviso
4 • VIOLÃO CLÁSSICO – Avançado
Monitor: Luiz Felipe
Local: Casa da Cultura – R. Barão de Jundiaí, 868
Nº de vagas: 4
Nº de bolsas: 1
Dia: aulas iniciam dia 05/03 e continuam toda sexta-feira (exceto feriados)
Horário:
20h00 às 21h00
Matrícula: R$ 50,00
Mensalidade: R$ 50,00
Requisitos:- Idade Mínima: 13 anos-
Aluno deve trazer o instrumento-
Aluno perde a matrícula após 3 vagas sem aviso
As oficinas de VIOLÃO CLÁSSICO (básico e avançado) darão introdução de leitura de partitura, técnica do instrumento, bem como introdução musical acadêmica, do período antigo (com ênfase no estilo barroco) e do período contemporâneo (estilo moderno atual).
5 • PINTURA A ÓLEO SOBRE TELA, ACRÍLICA E NOÇÕES DE DESENHO
Monitora: Cecília Celandroni
Local: Centro das Artes – R. Barão de Jundiaí, 1093
Nº de vagas: 24 vagas
Nº de bolsas: 6 vagas
Dia: aulas iniciam dia 03/03 e continuam toda quarta-feira (exceto feriados)
Horário:
8h30 às 10h00 – 10 vagas
10h00 às 11h30 – 10 vagas
13h30 às 15h00 – 10 vagas
Mensalidade: R$ 45,00
Requisitos:- Idade Mínima: 9 anos-
Aluno deve providenciar material (tela, pincel e tintas)
Aberta a várias faixas etárias, cada aluno é trabalhado individualmente e terão a oportunidade de conhecer técnicas de pintura a óleo sobre tela, tinta acrílica, por meio de leituras diversas, desde o acadêmico até o moderno, com ou sem texturas. Em conjunto, aprenderão noções de espaço, profundidade, sombra/luz e perspectiva, entre outras.
6 • TEATRO INFANTIL
Monitora: Marici Nicioli
Local: Casa da Cultura – R. Barão de Jundiaí, 868
Nº de vagas: 24
Nº de bolsas: 6
Dia: aulas iniciam dia 06/03 e continuam todo sábado (exceto feriados)
Horário: 9h00 às 12h00
Mensalidade: R$ 60,00 (inclui pagamento de figurino e cenário)
Idade: 6 a 13 anos
A Oficina de Teatro Infantil incentiva a arte de representar através de jogos cênicos e improvisações culminando em um espetáculo teatral apresentado frente a uma platéia. Além disso, possibilita aos alunos assistirem em grupo a diversas apresentações teatrais fora da sala de aula, proporcionando uma observação externa de outros artistas.
7 • TEATRO
Monitor: José Renato Forner
Local: Casa da Cultura – R. Barão de Jundiaí, 868
Nº de vagas: 16
Nº de bolsas: 4
Dia: aulas iniciam em 06/03 e continuam todo sábado (exceto feriados)
Horário: 14h00 às 16h00
Mensalidade: $ 40,00 (1ª mensalidade a ser paga na 1ª aula)
Idade Mínima: 14 anos
Oferece uma oficina de iniciação ao teatro, propiciando um contato com a arte cênica e tudo o que se estende a ela. Dentro das aulas, os alunos terão dinâmicas de grupo, exercícios de corpo, exercícios de voz, estudo das principais obras clássicas do teatro nacional e mundial, improvisação e interpretação. Ao final da oficina, os alunos atuarão em uma montagem teatral em apresentação aberta ao público.
OFICINAS CULTURAIS
1 • TÉCNICAS CIRCENSES
Monitor: Carlos Pasqualin
Local: CECE Romão de Souza – R. Luis Benachio, s/nº, Colônia
Nº de vagas: 15
Dia: aulas iniciam em 06/03 e continuam todo sábado (exceto feriados)
Horário: 14h00 às 17h00
Idade Mínima: 15 anos
Mensalidade: GRATUITA
Trazer à tona o lúdico do universo do Circo e destacá-lo como colaborador para o desenvolvimento da expressão corporal, condicionamento físico, equilíbrio, coordenação e forte instrumento para a melhoria da qualidade de vida de seus praticantes. Entre as técnicas que serão desenvolvidas, destacamos: acrobacias aéreas e de solo, equilíbrio, jogos lúdicos, malabares e técnicas aéreas em tecido acrobático.
2 • APRECIAÇÃO MUSICAL
Monitor: Marco Antonio de Almeida Cunha
Nº de vagas: 20
Dia: aulas iniciam dia 06/03 e continuam todo sábado (exceto feriados)
Horário: 10h30 às 11h30
Idade Mínima: 8 anos
Mensalidade: GRATUITA
Voltado para pessoas interessadas em aumentar seus conhecimentos na área de música erudita e, consequentemente, a formação de platéia por meio da transmissão de informações tais como: aspectos históricos e estilísticos desde a música medieval até a música contemporânea, aspectos técnicos de concertos e curiosidades do universo da música. O aluno acaba adquirindo uma melhor compreensão e aproveitamento de audições e concertos.
3 • TEORIA MUSICAL
Monitor: Marco Antonio de Almeida Cunha
Nº de vagas: 10 vagas
Dia: aulas iniciam dia 02/03 e continuam toda terça-feira (exceto feriados)
Horário: 15h30 às 16h30
Idade Mínima: 8 anos
Mensalidade: GRATUITA
Estudantes de música e demais interessados vão aprender a leitura dos símbolos e elementos da escrita musical por meio de métodos interativos e práticos.
4 • FLAUTA DOCE – Básico (Infantil)
Monitor: Marco Antonio de Almeida Cunha
Nº de vagas: 10
Dia: aulas iniciam dia 02/03 e continuam toda terça-feira (exceto feriados)
Horário: 14h00 às 15h00
Idade: 8 a 13 anos
Mensalidade: GRATUITA
5 • FLAUTA DOCE – Básico
Monitor: Marco Antonio de Almeida Cunha
Nº de vagas: 10
Dia: aulas iniciam dia 04/03 e continuam toda quinta-feira (exceto feriados)
Horário: 9h30 às 10h30
Idade Mínima: 14 anos
Mensalidade: GRATUITA
6 • FLAUTA DOCE II – Intermediário
Monitor: Marco Antonio de Almeida Cunha
Local: a definir
Nº de vagas: 10
Dia: aulas iniciam dia 06/03 e continuam todo sábado (exceto feriados)
Horário: 9h00 às 10h00
Idade Mínima: 8 anos
Mensalidade: GRATUITA
Requisito: ter conhecimentos básicos do instrumento e suas técnicasAs oficinas de Flauta Doce (básicos e intermediário) objetivam o conhecimento da flauta doce e de elementos musicais, técnicas e leitura musical específica. Nos níveis básicos, separados por faixa etária, os participantes vão adquirir domínio do instrumento na sua escala diatônica na primeira oitava. Em 2010, estamos iniciando a primeira turma do nível intermediário, para atender aos alunos que já possuem um conhecimento e experiência anterior com o instrumento.
7 • DESENHAR, PINTAR E COLAR!
Monitora: Bia Bianchini
Local: Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes” – R. Barão de Jundiaí, 109
Nº de vagas: 30
Dia: aulas iniciam dia 06/04 e continuam toda terça-feira (exceto feriados)
Horários:
9h00 às 10h30 – 15 vagas
14h00 às 15h30 – 15 vagas
Idade: 7 a 12 anos
Mensalidade: GRATUITA
As aulas são dirigidas a iniciantes. Será estudada a arte moderna, procurando entender suas estratégias críticas, partindo de exercícios práticos de pintura e, em paralelo, a leitura de obras e análise de trabalhos. Ao final, o aluno estará apto a compreender o processo de criação e refletir sobre o seu próprio estilo artístico.
8 • OBSERVAÇÃO E DESENHO
Monitoria: Bia Bianchini
Local: Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes” – R. Barão de Jundiaí, 109
Nº de vagas: 30
Dia: aulas iniciam dia 07/04 e continuam toda quarta-feira (exceto feriados)
Horários:
9h00 às 10h30 – 15 vagas
14h00 às 15h30 – 15 vagas
Idade Mínima: 13 anos
Mensalidade: GRATUITA
A oficina tem o objetivo de desenvolver o potencial criativo de cada aluno, por meio de exercícios práticos de desenho e pintura. Além disso, outro ponto importante serão as aulas de observação das obras de grandes artistas tais como: Tarsila do Amaral, Beatriz Milhazes, Cândido Portinari, Alfredo Volpi, Lasar Segall, Inos Corradin e Pablo Picasso.
9 • ECO ARTESANATO – FLORES DE PET
Monitora: Dulce Spina
Local: Centro das Artes – R. Barão de Jundiaí, 1093
Nº de vagas: 10
Dias: 02, 9 e 16/03 (três aulas)
Horário: 15h30 às 17h30
Idade Mínima: 15 anos
Mensalidade: GRATUITA
10 • ECO ARTESANATO – RECICLAGEM DE VIDRO
Monitora: Dulce Spina
Local: Centro das Artes – R. Barão de Jundiaí, 1093
Nº de vagas: 10
Dias: 23 e 30/03 (duas aulas)
Horário: 15h30 às 17h30
Idade Mínima: 15 anos
Mensalidade: GRATUITA
Criar objetos com material reciclado, é como ter duas aventuras ao mesmo tempo. Uma leva a cuidar do planeta diminuindo a poluição gerada por plásticos, vidros, e outros materiais que podem ser reciclados (virar outra coisa). A segunda aventura será a capacidade de usar a criatividade e imaginação para dar uma nova função e forma a estes materiais.As oficinas de Eco Artesanato utilizam materiais recicláveis com o objetivo de transformá-los em artesanato, útil e belo, desenvolvendo, na população, a valorização do que é normalmente descartado no lixo e reutilizando esses materiais de uma maneira artística e criativa.
11 • PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO (INTRODUÇÃO À LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA)
Parceria: Secretaria Municipal de Cultura e Oficina Cultural Regional Hilda Hilst
Monitor: Ricardo Dias Picchi
Local: Sala Jahyr Accioly (Solar do Barão) – R. Barão de Jundiaí, 762
Nº de vagas: 30
Dias: 14/04 a 09/06 (oito aulas) – toda quarta-feira (exceto feriado)
Horário: 18h00 às 21h00
Idade: 13 a 59 anos
Mensalidade: GRATUITA
Seleção: primeiros inscritos
A oficina é direcionada a adolescentes e adultos interessados em conhecer a linguagem audiovisual, uma importante ferramenta de comunicação e expressão artística, com enfoque na produção coletiva de um curta documentário. A atividade tem por intuito aproximar os participantes do fazer audiovisual, possibilitando a participação ativa em todas as etapas de produção de um curta documentário, transformando-os em possíveis produtores atuantes neste meio, além de despertar o olhar crítico dos mesmos, facilitando a compreensão sobre os conteúdos midiáticos e a evolução da linguagem audiovisual. As aulas serão expositivas e teóricas, com apresentação técnica de conceitos sobre a linguagem do documentário e suas características, as práticas de cada etapa de produção deste gênero audiovisual e os equipamentos utilizados.
Ricardo Picchi: especialista em Captação de Recurso à Cultura e Legislação Audiovisual Brasileira pela Articultura (São Paulo) e graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela PUCC. Possui formação em Cinema pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo, Comunicação Digital Produção Audiovisual pela UNIP e Pós-Produção e Animação Gráfica Adobe Solutions Audiovisual em Paulínia/SP. Desde 2007, realiza longas e curtas-metragens, videoclipe e vídeos institucionais, exercendo as funções de produtor, produtor associado, assistente, diretor e editor. Ministrou oficinas de Cinema e Vídeo Documentário pela OCR Carlos Gomes em Limeira nos anos de 2006 e 2007.
INSCRIÇÕES:
Secretaria de Cultura - Rua Barão de Jundiaí, 868 - Centro
Horário: 8h às 17h
fone: 4521-6922


Curso Inscrição Aberta
FOLCLORE: CULTURA VIVA
JUSTIFICATIVA
A dimensão territorial do Brasil, fez com que uma grande diversidade cultural fosse desenvolvida em seus 8.500 quilômetros de litoral, como também no “serra acima”. Na formação social brasileira portugueses, espanhóis, holandeses, franceses, africanos e indígenas deixaram profundas marcas em nossa cultura, através da religiosidade, hábitos, costumes, culinária, musica, rituais deixando para nós um patrimônio material e imaterial incalculável.Encontrados na “santa terrinha” as nações indígenas nos legaram inúmeros conhecimentos a uma vez que para essas populações todos os elementos da natureza tem um significado especial.Assim, o sol, a lua, as estrelas, a terra, o mar, os animais, os rios, as cachoeiras são envolvidos em lendas e “estórias” fantásticas.Os negro-africanos também colaboraram com sua parcela significativa em nossa identidade cultural, trazidos aliciados ou sob grilhões nos legaram seus valores civilizatórios presentes na religiosidade, ritmos,musicalidade, tornando o brasileiro um povo diferenciado em seu caráter e sua alma.Encontramos em cada região do Brasil, testemunhos vivos de um grande caldeirão cultural, nas rendeiras do nordeste ou de Santa Catarina, nas “estórias” dos índios, nos cantos e danças do Bumba meu Boi, nos poetas e repentistas que ainda nos contam histórias medievais, nas rodas e cirandas, nas Folias do Divino Espírito Santo e de Santos Reis,nas Festas de Santa Cruz e São Gonçalo, sem esquecer os Sambas de Roda o Maculêle, e o Jongo.Visando mostrar toda essa diversidade cultural, oferecemos o Curso FOLCLORE CULTURA VIVA, no Ponto de Cultura Ora Viva São Gonçalo,de Joanópolis com apoio da Comissão Paulista de Folclore.

OBJETIVOS GERAIS
Oportunizar aos interessados em Folclore a obtenção de conhecimentos sobre a Cultura Tradicional Brasileira, através de aulas e oficinas ministradas por pesquisadores e especialistas de São Paulo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar aos participantes do curso reflexões sobre a importância do estudo da Cultura Tradicional Brasileira, uma vez que o Folclore é Cultura Viva, transformando-se através das vivências, experiências, e desenvolvimento social das comunidades, sem perder a essência da tradicionalidade.

ORGANIZAÇÃO DO CURSO
O Curso Folclore Cultura Viva, será realizado uma vez por mês, sempre no terceiro sábado do mês.O Curso terá a duração de 8 horas por encontro, totalizando 80 horas.

PÚBLICO ALVO
Membros dos Núcleos da Comissão Paulista de Folclore, estudantes, professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino, interessados em geral.
HORARIO:
Das 09h00 as 12h00 : Aula Teórica
Das 12h00 as 14h00 :Aula de culinária tradicional, com degustação
Das 14h00 as 17h30 : Oficina ( aulas práticas )
O Curso é gratuito e será realizado na sede do Ponto de Cultura,situado na Rua Capitão Antonio Matias,43 em Joanópolis

MAIORES INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: folclorevivo@gmail.com

QUINTA CULTURAL NO ESTAÇÃO JUNDIAHY - 04 DE FEVEREIRO