IRMANDADE DO BLUES - GRÁTIS - 30/05



A Irmandade do Blues está na ativa com força total. Com quatorze anos de existência, possui a mais antiga formação em atividade das bandas de Blues de São Paulo e dez anos após o lançamento de seu primeiro álbum, Veneno, a banda formada por Vasco Faé (gaita, voz e guitarra), Silvio Alemão (baixo), Edu Gomes (guitarra) e Fernando Lóia (bateria) lança Good Feelings. O novo disco é um retrato vivo de todos esses anos de estrada em que o grupo, coletivamente, e seus integrantes, individualmente, turbinaram ainda mais a veia bluesy que sempre os acompanhou.
Quer saber mais? visite o site http://www.irmandadedoblues.com.br/

MOVIECOM ARTE - VITUS


Nos dias de hoje, quando nos deparamos com um filme totalmente sem violência até estranhamos um pouco. Certamente um ótimo filme pra assistir com a família após o almoço de domingo, mas não menos interessante para qualquer pessoa que valorize filmes inteligentes e sensíveis sem pieguices. Os atores que interpretam Vitus aos 6 e aos 12 são ambos muito bons e convincentes! O veterano Bruno Ganz (o Hitler em A Queda) diverte e comove como o avô querido e excêntrico (o brinquedinho que ele compra é incrível, muita gente gostaria de ter um), único que entende o neto gênio e é por isso mesmo seu único confidente. Vitus não é uma obra de arte cinematográfica, mas certamente é um filme que merece ser visto e apreciado por aqueles que desejam purificar o coração e acreditam que ainda há boas histórias nas telinhas sem sangue e explosões. Destaque para as performances de Vitus ao piano e o alemão com acento suiço falado no filme.O que achou da critica? ruim boa "

Serviço : 30 e 31 de maio,Sábado e domingo ás 11h0ras, terça-feira dia 02 de junho ás 21h30.

CINECLUBE CONSCIÊNCIA


O Cineclube Consciência é um espaço de exibição e discussão de filmes e possui uma programação variada de produções que estão na maioria fora do circuito comercial.Buscando a discussão com os freqüentadores, o Cineclube procura trazer ao publico, a presença de convidados com o objetivo de buscar a reflexão sobre os vários assuntos e pontos de vista.Além do espaço para o cinema o Cineclube Consciência está aberto para outras formas de expressão cultural promovendo festas, saraus e outros eventos.O Cineclube Consciência surgiu como alternativa para a exibição de filmes em março de 2007, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento da cultura audiovisual na cidade de Jundiaí, em especial o cinema.


30/ 05 - Pré- Estreia do filme: Interpretações

Direção: Tin Urbinatti
Gênero: Drama/ Comédia
País/Ano: Brasil/ 2008
Duração: 28 minutos

Sinopse: Drama de um ator que está a procura de emprego. Enquanto participa de uma seleção de atores para uma peça, sua vida profissional acaba modificando sua vida cotidiana. O filme busca valorizar o papel do ator, esse que muitas vezes não é levado a sério

+ Bate-papo com : Tin Urbinatti:Fundador da APART (Associação Paulista de Autores Teatrais), ator, autor, graduado em Ciências Sociais – USP; professor de Improvisação e Interpretação, diretor teatral, Roteirista e Diretor de Cinema.

A ILHA ROUBADA




Livro do jornalista Sandro Vaia sobre a blogueira Yoani Sánchez traça um painel sobre a vida em Cuba. Com seu blog Generación Y, a filóloga cubana Yoani Sánchez tornou-se mundialmente conhecida. Indicada pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo e agraciada com o prêmio Ortega y Gasset na categoria Jornalismo Digital, Yoani é tema de livro escrito pelo jornalista Sandro Vaia.A cubana Yoani Sánchez mantém o blog Generacíon Y desde abril de 2007. Nele, traça cotidianamente um retrato sobre como é viver em Cuba nos dias de hoje. Graças à sua autenticidade, o blog conquistou leitores em todo o mundo e alguns de seus posts chegam a render seis mil comentários. O jornalista Sandro Vaia viajou a Havana e gravou mais de vinte horas de entrevistas com Yoani e seu marido, o jornalista Reinaldo Escobar, para escrever o livro A Ilha Roubada, primeira publicação do Selo Atualidades da Editora Barcarolla.

GALERIA DO POLYTHEAMA

Muita gente não sabe mas o Polytheama reativou a sua galeria contando agora com um maravilhoso espaço para exposições.
Neste sábado, dia 30 de maio, será a abertura da exposição "Paisagens Gravadas", do artista J. Milton Turcato, , às 11 horas, na Galeria Polytheama, à Rua Barão de Jundiaí, 176 - Centro.

CANTE, A HISTÓRIA CHEGOU


Quem tem criança em casa sabe como os domingos são longos rsrs então, pega a criançada e vá ao teatro! Tá sem grana? Sem problemas, o ingresso é apenas 1 kg de alimento não perecível! Então... não tem desculpa, ok? rsrs
E nada de deixar a criançada ficar assistindo Faustão... isso emburrece!

Com muito encanto e magia, os personagens Neco (Soldadinho de Chumbo) e Nequinha (Bonequinha de Pano) chegam, especialmente, do mundo dos brinquedos para cantar histórias com um violão.
É um teatro interativo onde as crianças conhecem uma nova história ou ouvem uma história já conhecida contada de uma maneira bem diferente; aprendem as músicas, além de escolher, de uma forma bem especial, a historinha que vai ilustrar o espetáculo.

SERVIÇO:
Data: 31/05/09 (domingo)
Horário: 16:00h
Livre para todos os públicos
Entrada: 1kg de alimento não perecível que será doado ao FUNSS
Local: Sala Glória Rocha
Rua Barão de Jundiaí, 1093 - Jundiaí - SP
(11) 4521-0971

TRANÇANDO ARTE



Foto: João Ballas

Apoiar eventos culturais é um dos objetivos do Studio João Ballas e foi com grande satisfação que colocamos nossa arte de fotografar com a arte das tranças afros dos profissionais do salão Função Black para poder divulgar o TRANÇANDO ARTE!
O ‘Trançando Arte’ - 2º Encontro de Trançadeiras de Várzea Paulista acontece no dia 19 de julho, a partir das 13hs ás 22hs e reunirá 50 trançadeiras de diversos municípios do Estado.
O Encontro de Trançadeiras de Várzea Paulista visa a preservação de todas as memórias da Cultura Africana, através de uma das tradições mais antigas trazidas daquele continente. Portanto, as Tranças devem ser asseguradas como Patrimônio Cultural Imaterial, fortalecendo ainda mais a auto-estima do povo brasileiro.
Compareçam ao evento e valorizem essa belíssima arte, cultura e patrimônio cultural brasileiro.

CATAVENTO



Fotos: Divulgação
Mais uma dica maravilhosa da minha amiga Flávia que é uma professora que vai muito além da sala de aula.
O Catavento é um grande e magnífico espaço cultural e educacional que apresenta ao público, especialmente o jovem, a ciência e os problemas sociais, de um modo atraente e participativo.
Tem 4 seções, planejadas de modo encadeado, em 4000m²: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. O botão Lista de Instalações do site mostra as que compõem cada seção.
Todas as exposições foram feitas por renomados especialistas e cenógrafos.
O público visitante não precisa agendar visita. As escolas públicas e particulares terão visita monitorada com agendamento, cujo roteiro atende o currículo escolar. 1 000m² foram destinados à Unidade de Aperfeiçoamento do Professor, para aprimorar o ensino de ciências, um dos objetivos da Secretaria de Educação do Estado.
O Catavento situa-se no Palácio das Indústrias, no Parque D. Pedro II, no centro da cidade de São Paulo, e foi desenvolvido com o apoio integral do Governo de São Paulo.
Onde: Palácio das Indústrias – Parque Dom Pedro II, centro de São Paulo
Quando: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h)
Quanto: R$ 6. Estudantes e idosos pagam meia Idade para visitação: recomendado para crianças a partir de 6 anos
Como chegar: informações no www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II
Estacionamento: até 3 horas (somente para visitantes do Catavento): R$ 8
Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotiva Visitas de escolas e grupos acima de 10 pessoas devem ser agendadas no site http://www.cataventocultural.org.br/

2ª BICICLETADA EM JUNDIAÍ - 29/05







Fotos João Ballas (1ª Bicicletada Jundiaí)

Como é gostoso ver os cidadãos jundiaienses unidos e se manifestando em prol de um objetivo louvável. Em 17 de abril, às 18hs aconteceu a 1ª Bicicletada Jundiaí e foi um sucesso. Com o apoio das mídias de jornal e tv conseguimos reunir uma galera legal que percorreu a Avenida Nove de Julho e mostrou o quanto é necessário as ciclovias na nossa cidade. Os motoristas não tem por hábito respeitar os ciclistas e sempre veem a bicicleta como um esporte ou lazer mas se esquecem que muitas pessoas a utilizam como meio de transporte. O que seria ótimo se tivéssemos mais adeptos visto que a bicicleta não polui nosso ar e ainda por cima você pode economizar a grana da academia! rsrs

Ficou combinado que toda última sexta feira do mês, as 18 hs vai ser realizada a Bicicletada Jundiaí e o ponto de encontro é na Avenida 9 de Julho embaixo do viaduto da Av. Jundiaí.

Pedimos aos participantes que utilizem os equipamentos de segurança básicos como capacete e lanternas traseira e dianteira.

Uma manifestação pela paz no trânsito e pela construção de ciclovias em nossas ruas para que mais pessoas possam fazer uso da bicicleta para se locomover pela cidade contribuindo assim para o meio ambiente.
No orkut acessem a comunidade "Bicletada Jundiaí" para saber mais!

VIRADA CULTURAL 2010 EM JUNDIAÍ

A Virada Cultural deste final de semana foi um mega sucesso em Jundiaí e segundo o secretário-adjunto de Cultura do Estado, Ronaldo Bianchio vamos ter a Virada novamente em 2010 aqui na nossa cidade.
A nossa secretária de cultura, Penha Camunhas também comentou sobre a questão dos convites dos teatros e sobre a falta de artistas de Jundiaí nos espetáculos e tudo isso vai ser solucionado pra próxima virada.
Pra conferir essa matéria do JJ é só entrar no link http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=1&int_id=79943
Que venha muita cultura em 2010!

VIRADA CULTURAL PAULISTA 2009 EM JUNDIAÍ





Fotos João Ballas
Uhuuuuu começou mais uma Virada Cultural em Jundiaí!!! Fizemos nosso roteiro e gostaríamos de compartilhar com vocês. Uma festa maravilhosa feita com nosso dinheiro. Com o pagamento de impostos que muitas vezes não sabemos pra onde vai. Gostaríamos sim que realmente fosse investido em cultura, educação, saúde que julgo serem as coisas principais e básicas pra formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres!
A abertura da Virada em Jundiaí foi feita pela banda Vanguart, considerada uma revelação do rock nacional dos últimos anos. O quinteto é de Cuiabá. Mas quando chegamos no Parque da Uva quem estava no palco era a Banda Vênus Volts de Campinas. Atraíram um público pequeno mas bem participativo. Logo em seguida quem subiu ao palco foi a Banda Querô. Depois partimos para o Villa Pizza Bar onde conseguimos comer uma maravilhosa pizza ao som do violino do Bem Te Vi. Em seguida fomos para o Polytheama curtir o som do maravilhoso Mawaca. No domingo nosso roteiro foi Parlapatões, Raizes Rasta, Eduardo Dussek e Cachorro Grande. Segue abaixo todas fotos dos eventos.

BANDA QUERÔ

Fotos João Ballas
Esperando pra começar a Banda Querô


Vamos sacudir Jundiaí!!!!!







Quem disse que uma baiana porreta não pode sacudir Jundiaí?

Foi exatamente isso que a Banda Querô fez no Parque da Uva. Sacudiu! Abalou! rsrs
Composta por 10 integrantes a banda foi formada em oficinas de percussão do instituto Arte no Dique que é uma ONG de Santos. O ritmo dos tambores e a alegria contagiante da vocalista baiana fez todo mundo dançar e cantar.
Mas tudo pelos olhos atentos dos seguranças! Aliás, foi muuuuiiiita segurança no Parque da Uva, o que foi muito bom pra pessoas como nós que levamos nossas crianças. Muita gente reclamou por não estar sendo vendido cerveja dentro do Parque mas eu particularmente achei certo. Tem pessoas que acabam exagerando no consumo e acabam estragando a festa sua e dos outros. Um evento assim, tão grande requer muitos cuidados e preocupação com segurança de todas pessoas pra que possam haver outros eventos assim em nossa cidade.
Agora, fala sério! Aquele senhor, que aliás eu já o vi em milhares de eventos de Jundiaí... rsrs, não tinha o menor sentido de estar fazendo as aberturas dos shows! " Senhoras e senhores" pra uma galera de jovens e adolescentes que foram assistir o Venus Volts kkkkk Vai aí uma sugestão, coloquem alguém mais descolado, alguém que esteja antenado e entenda o verdadeiro sentido da Virada Cultural! Fiquei imaginando ele abrindo o show do Marcelo D2 "Senhoras e Senhores... "
VILLA PIZZA BAR


Uma paradinha pra comer no Villa antes de ir para o Polytheama.
Uma pizza maravilhosa ao som do violino do Bem Te Vi foi TUDO DE BOM!!!
Fotinho com os amigos que estavam lá pra registrar o momento.

MAWACA

Fotos João Ballas



Isso é a Virada, o povo fazendo arte! O corpo!

Chegamos no Polytheama por volta de 23:30 e estava uma grande fila. Pessoas sem convite que tentavam ver se poderiam assistir ao espetáculo visto que a informação que se tinha é que os ingresssos estavam esgotados desde sexta feira. Confesso que achei muito confuso essa distribuição dos convites. Quem conseguiu os ingressos pode ver que teria direito a assistir todos os espetáculos do dia. Mas vamos dar um exemplo, eu estava com 4 convites e somente fomos assistir ao Mawaca, então, fiquei segurando 4 lugares para os outros espetáculos... acho que os convites deveriam ser individuais, para cada espetáculo. Encontramos com pessoas que desistiram de ir ao Polytheama pois não havia mais ingressos, mas o que se viu nos espetáculos eram muitos lugares vazios. Ir ao teatro, ficar na fila sem a certeza de que iriam entrar... não é todo mundo que topa um programa desses rsrs.
Houve um atraso para o espetáculo de meia hora e quando começou logo percebemos que o som estava realmente com problema. Os instrumentos encobriam as vozes das meninas. Até o público começou a reclamar no meio do espetáculo e as próprias cantoras tinham que pedir toda hora que aumentassem o som delas.
Mas não foi nada significativo que encobrisse o brilho e a magia que essas meninas colocam no palco. Uma mistura de ritmos, danças, sons de diversas partes do mundo. Mostram que elas não são apenas cantoras mas sim pesquisadoras dessas arte musical que movimenta o mundo em uma única linguagem! A música!
Mas vale aí mostrar o nosso belíssimo teatro tão pouco frequentado por nós jundienses. Mas essa virada mostrou que é possível sim trazer o povo pra dentro do Polytheama.

COMPACTO PARLAPATÕES

Fotos João Ballas










Quem diz que só criança é que gosta de palhaço?

Imagina... parece que tinha mais adulto que criança no show dos Parlapatões rsrsrs
A vontade de ser criança novamente acho que mora em todos nós. Poder sentar no chão e rir muito com esses palhaços foi demais!
Com 18 anos de estrada essa trupe tem muita coisa na bagagem e mostraram a que vieram!
Parabéns!!!

RAÍZES RASTA NA VIRADA

Fotos João Ballas




Galera da Secretaria de Cultura acompanhando tudo!




Solta a voz galera!!!!

Palco gigantesco...




Família Ballas


Galera da In Som na pausa pro almoço depois de muita ralação!!! Parabéns!!

Entre um show e outro a gente esbarrava com muitas pessoas conhecidas. A maioria foi unânime em notar que nenhum artista jundiaiense fez show na nossa virada. Aliás, os únicos foram o Raízes Rasta mas na programação foi colocado que a Banda de Reggae era de São Paulo...

Mesmo que não fizessem shows aqui em Jundiaí mas que levassem o nome de nossa cidade pra outras do estado que participaram da Virada. Não sabemos quais os critérios para as escolhas desses artistas mas fica aqui nossa reivindicação pra próxima Virada Cultural, que tenhamos mais artistas jundiaienses na programação.

Vale lembrar que a Cia Paulista de Artes representou nossa cidade se apresentando em Caraguatatuba.

Mas o show do Raízes foi algo contagiante. Com um solzaço maravilhoso foi um delicioso show ao ar livre, com todo mundo cantando junto e aquele som maravilhoso do reggae. Os garotos do Raízes arrazaram e provaram que em Jundiaí tem sim artistas de qualidade e pelo tanto de gente que tinha lá, com certeza a população prestigia sim os artistas da cidade!

Uma paradinha pra um lanchinho pra abastecer e seguir pro show do Eduardo Dussek no Polytheama.

EDUARDO DUSSEK NA VIRADA













Fotos João Ballas
Eu me surpreendi, e vocês?

Estávamos preparados pra curtir as músicas mais antigas do Eduardo Dussek que fizeram parte da nossa adolescência mas pra nossa surpresa ele fez foi todo público do Polytheama rolar de rir!!!! Uma figuraça!!! Falando que a carreira dele começou em Jundiaí, no clube San Remo já arrancou gargalhadas de todos. E assim prosseguiu o show, entre seus inúmeros textos hilários, intercalava músicas como o Rock da Cachorra fazendo todos latirem no teatro rsrs
Ainda por cima "alugou" uma senhora, a Ana Raquel (peço licença para colocar a sua foto aqui no blog) sempre incluindo-a nos seus textos irreverentes.
Enfim... só quem estava lá pra saber o quanto foi bom esse show! Pra mim, o melhor da Virada! E olha que o Polytheama estava lotaaaaaado!