INDEPENDÊNCIA CULTURAL EM JUNDIAÍ






Fotos: João Ballas

Cultura ou morte! Cultura ou morte!!!!!
Esses eram os brados do povo jundiaiense que se juntou em prol da cultura de Jundiaí. No dia 07 de setembro, uma data bem significativa, um grupo de artistas resolveu se unir e fazer uma manifestação para a criação de uma lei de incentivo à cultura em Jundiaí. Mais de 500 pessoas se juntaram à essa manifestação e assinaram o abaixo-assinado para a criação da lei.
A lei consiste em destinar um ou dois por centro (valor que deverá definido pelo novo prefeito) da arrecadação com o ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) e com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para um fundo de cultura. Os projetos culturais serão enviados para uma comissão técnica que fará uma avaliação. Caso aprovado, o artista recebe o dinheiro para o projeto e presta contas sobre ele para esta comissão.
A dificuldade dos artistas da cidade em conseguir patrocínio para seus projetos é enorme. Ainda bem que alguns empresários de Jundiaí já conseguiram abrir suas mentes e investir em marketing cultural, mas infelizmente ainda são raros os que conseguem ter essa visão!
Mas cabe a prefeitura dar o exemplo criando leis de incentivo à cultura e destinando uma verba digna à esses fins.
Educação e cultura caminham juntos e a população tem que exigir isso! Tá na hora do povo levantar o "bumbum" da poltrona e ir pra rua e lutar pelos seus direitos! Desliga a TV, pelo amor de Deus, não assista Domingão do Faustão!!! TV emburrece! Tirando a TV Cultura e o Canal Futura nada se salva!
Fui ao evento e fiquei das 14hs até às 22hs. Foi simplesmente fantástico poder ver tanta gente de talento, cantores, bandas, exposições, dança e todos daqui, da nossa terrinha! E o mais maravilhoso foi sentir a energia das pessoas lutando por uma causa, ter noção que a união faz a força (não só o açucar rsrs) e que quando as pessoas descobrirem a força que tem quando se unem em prol de algo, aí nossos governantes vão sentir medo e começar a andar na linha.
Aí vai uma dica de um filme que aborda isso: "V de Vingança", é maravilhoso!!!
Tá na hora de tirar o "Latindo" do palco (como diz nosso amigo Fofão) e colocar nossos artistas que são mil vezes superiores em talento e qualidade!
Todos os prefeituráveis foram convidados para o evento, mas o único que apareceu por lá e fez questão de assinar o abaixo-assinado foi o BA, Vanderlei Victorino.
Deixem de apoiar seus candidatos como torcem pelo seu time de futebol! Isso não é brincadeira! Tantos morreram e foram torturados para que nós tivéssemos o direito do voto! Não o jogue fora, pesquise, ouça os debates, se intere do assunto porque senão, ficará com a abelha zumbindo no seu ouvido por 4 anos... e 4 anos É MUITO TEMPO!
Texto: Valéria Ballas

AS NOIVAS DE NELSON - TEATRO


Foto: João Ballas

Filhos da terra que vão bater asas fora do ninho...

É o que acontece nessa cidade onde não se tem incentivo algum do poder público para a cultura. Vale lembrar que o poder público sobrevive graças aos impostos pagos por nós, cidadãos! Mas eles, nossos governantes, resolvem que cultura e educação é prejudicial à saúde! rsrsrs Cultura e educação deixa o povo mais inteligente... isso, para eles, seria muito ruim pensando em eleições!
Num país onde Sergio Malandro, Rita Cadillac e Lacraia estão se candidatanto à vereadores, num país onde se elege Clodovil e num país onde um ex-presidiário se candidata à prefeito da maior cidade do país... realmente eles não tem interesse algum em investir em educação e cultura!
Mas vamos falar de coisas boas! A Cia Paulista de Artes http://www.ciapaulistadeartes.com.br/ , grupo de teatro jundiaiense que foi ter seu talento reconhecido fora das fronteiras de nossa cidade, agora está em cartaz no teatro Artur Azevedo, depois de participar do Festival de Teatro de Curitiba, ter sua temporada no Centro Cultural de São Paulo e no espaço dos Satyros.
Já conferimos a peça quando estava no Centro Cultural e posso dizer que me surpreendi pois apenas tinha assistido aos espetáculos infantis da Cia apresentados aqui em Jundiaí. Eles estão realmente de parabéns e me senti orgulhosa de saber que eles são de Jundiaí! Agora falta a gente colocar a mão na consciência e pensar muito bem em quem votar nas próximas eleições, pra que a cultura não fique no abandono e que nossos artistas não nos deixem como tantos outros já fizeram.
Texto: Valéria Ballas

PRAÇA BENEDITO CALIXTO





Fotos: João Ballas

Sampa realmente oferece cultura ao acesso de todos. Neste sábado, dia 13/09 fomos com o roteiro traçado, Praça Benedito Calixto http://www.pracabeneditocalixto.com.br/ . A Feira da Praça, que existe desde 1987, é hoje um ponto de referência intelectual, cultural e já faz parte da calendário turístico e de lazer de São Paulo. O evento, que se realiza todos os sábados, das 9 às 19 horas, no bairro de Pinheiros, conta com a participação de 320 expositores, com artesanato variado, obras de arte e antiguidades, além da praça de alimentação. Demos a sorte de encontrar com nada mais nada menos do que Seu Jorge. Fora a minha tietagem rsrs com certeza ele é uma pessoa maravilhosa, músico excepcional, sua voz é sensacional e ainda se dá ao luxo de ser um grande ator. Como muitos artistas brasileiros ele consegue ter mais sucesso no exterior do que aqui, infelizmente. Outra figuraça que estava lá era a Elke Maravilha! Quem não se lembra de ver aos domingos o programa Show de Calouros no Silvio Santos? Pois é, ela estava lá e me fez voltar no tempo. Continua com seu jeito excêntrico e carismático! Outro personalidade que passou por lá foi o Peréio. Um grande ator e considerado um dos melhores narradores do Brasil. Quem estava lançando o livro na praça era o ator Antonio Pedro Borges lançando seu livro To Play or not to Play. Segue algumas fotos e fica aqui a dica, visite a praça que com certeza você vai ter uma Overdose de Cultura!
Texto: Valéria Ballas

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA





Fotos: João Ballas

A cultura nos preenche a alma! Visitar o Museu da Língua Portuguesa foi algo inesquecível. Isso foi em 2006 e quem estava lá era Guimarães Rosa. A criatividade, a forma com que foi exposto o trabalho dele impressiona muito! Nas fotos você pode conferir um pouco disso mas só quem foi lá pessoalmente pode conferir esse trabalho maravilhoso! Não deixe de ver todos os cantinhos do Museu... rsrs até no banheiro você consegue encontrar arte!

Dica: O Museu fica na Estação da Luz e você pode aproveitar também pra conhecer o Parque da Luz e a Pinacoteca que ficam em frente. Aos sábados a entrada do Museu é gratuíta.

"Grande Sertão Veredas - Fonte: http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/
Com curadoria de Bia Lessa, foi um grande sucesso de público e crítica e seguiu para exibição no Paço Imperial, no Rio de Janeiro. “Grande Sertão: Veredas” foi uma mostra feita de palavras, que levou o visitante a entrar em contato com as veredas de Rosa. São sete caminhos criados por Bia Lessa. Cada um deles corresponde a um personagem, como Riobaldo, Diadorim e outros pontos-chave da obra. O ambiente recria o sertão: o chão de cimento e as janelas abertas para a luz natural. Todos os módulos da exposição foram montados com um grande canteiro de obras. Tijolos, latões de óleo, tábuas e restos de telha serviram de suporte para trechos do livro. A sala é tomada por varais com ‘bandeiras’ retangulares feitas de tecido. Elas reproduzem as páginas da terceira edição datilografada do romance ainda batizado de “Veredas Mortas”, toda revisada a mão por Guimarães Rosa. "

Atualmente você pode conferir a exposição de Machado de Assis. Ainda não tivemos a oportunidade de conferir mas assim que formos, posto algumas fotos de lá.

Texto: Valéria Ballas

ESTAÇÃO DA LUZ





Fotos: João Ballas

A estação ferroviária da Luz foi aberta ao público em 1901. Suas instalações ocuparam 7.500 metros quadrados do Jardim da Luz e foi construída pela São Paulo Railway Company com estruturas, trazidas da Inglaterra, que copiam o Big Ben e a Abadia de Westminster. A Estação da Luz é a principal prova da importância e do desenvolvimento que a cultura do café - que exigia o aumento da malha ferroviária para o escoamento do produto da região de Jundiaí para o porto de Santos - trouxe não só para a cidade como para o Estado.

A estação é uma espécie de templo à magnitude do poder do café na história da cidade. Erguida junto ao Jardim da Luz, por décadas a sua torre dominou a paisagem paulistana. O seu relógio era o principal referencial para acerto dos relógios da cidade.

Realmente é uma volta ao passado. A riqueza de detalhes e a sua grandeza impressiona à todos.
Dica: deixar o carro no estacionamento da Barra Funda e ir de metrô até a estação da Luz. O problema é na volta, ficamos perdidos pois não se pode voltar pela mesma estação. Andamos ao redor da estação da Luz e nos deparamos com outra realidade de São Paulo... mendigos, sujeira, abandono... é fácil deixar os pontos turísticos como a Estação da Luz, Museu da Língua Portuguesa, Parque da Luz e Pinacoteca lindos e muito bem conservados, o problema é esquecer que existe vida fora dali, que existe uma cidade abandonada.
Texto: Valéria Ballas

REVELANDO SÃO PAULO - PARQUE DA ÁGUA BRANCA





Fotos: João Ballas


Um evento maravilhoso que está reunindo 215 municípios de São Paulo. São mais de 400 atrações. Confira no site http://www.brazilsite.com/ toda a programação.
Infelizmente não conseguimos visitar todas as barracas de artesanato, eram muitas. Mas todas que vimos estavam de altíssima qualidade. Poder apreciar os artesãos fazerem sua arte ali mesmo, foi maravilhoso! Em seus teares ou com seus formãos em punho, todos demonstrando o valor do seu trabalho! Habilidade, prática, técnica, paciência e uma dose grande de amor em tudo que fazem. Agora, pra quem não resiste à culinária típica, vai poder se deliciar com tantas variedades de doces e salgados! Pode-se dizer que é impossível não sair do evento sem uns quilinhos a mais! rsrs Música e dança resgatando o folclore. Vários grupos estarão se apresentando em um grande palco no meio da festa.
O evento vai até o dia 21 de setembro e acontece todos os dias das 9h até às 20hs mas aí vai uma dica, não deixe para ir à noite, lá é muito mal iluminado!
Vale a pena conferir!
Texto: Valéria Ballas

CULTURA

CULTURA: Desenvolvimento intelectual; saber; costumes e valores de uma sociedade.

Um povo culto sabe cumprir seus deveres e exigir seus direitos!
João Ballas


Nós resolvemos criar esse blog com o intuito de divulgar mais a cultura em nossa cidade, Jundiaí. Acreditamos que a cultura pode mudar os rumos de uma cidade.

Com isso traremos sempre dicas de passeios, eventos, shows, teatro, enfim, tudo que estiver ligado à arte tanto em Jundiaí como nas cidades vizinhas, inclusive São Paulo que é uma cidade onde se respira cultura!

Aqui você terá uma agenda cultural de Jundiaí, região e São Paulo.

Dicas para o blog é só enviar para valeriaballas@hotmail.com